A 27.ª edição do EURODOC tem início no Porto, onde decorre o primeiro ciclo do workshop internacional entre 1 e 7 de março. Durante sete dias, os 45 participantes selecionados para o programa anual — provenientes de 32 países e 5 continentes — reúnem-se para dar início a um percurso intensivo de oito meses dedicado ao desenvolvimento de projetos documentais e à consolidação das suas carreiras. A este grupo irão juntar-se 12 produtores nacionais a anunciar brevemente.
A sessão no Porto centra-se no desenvolvimento criativo e estratégico dos projetos, promovendo trabalho colaborativo, sessões de grupo, masterclasses, estudos de caso e consultas individuais. Ao longo da semana, os participantes aprofundam temas como escrita e desenvolvimento, financiamento europeu e internacional, fundamentos da coprodução e posicionamento estratégico no mercado.
A formação é coorganizada pelo Porto/Post/Doc, enquanto entidade de acolhimento da primeira sessão, com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Turismo de Portugal, do Turismo do Porto e Norte e da Portugal Film Commission. Esta iniciativa integra-se na estratégia do Porto/Post/Doc de reforço das suas atividades de indústria e de criação de contextos qualificados de networking internacional, promovendo o encontro entre produtores nacionais e profissionais internacionais e consolidando o papel do festival como plataforma europeia de articulação no setor do documentário. A parceria reforça igualmente o posicionamento do Porto enquanto polo internacional de reflexão e desenvolvimento no setor.
Após a sessão em Portugal, o programa prossegue em Tallinn, em junho, e culmina em outubro, em Estrasburgo, onde os participantes irão reunir-se com 40 decisores da indústria.
O EURODOC é cofinanciado pelo subprograma MEDIA do Creative Europe da União Europeia, pelo CNC e pela PROCIREP.