PortoPostDoc

Júris e Prémios

JÚRIS

Competição Internacional

Ailton Krenak
Nascido no Vale do Rio Doce, Minas Gerais, em 1954, pertence aos Krenak, população indígena brasileira. Formado em jornalismo e produção gráfica, dedicou-se exclusivamente à articulação do movimento indígena a partir dos anos 1980. 

João Sousa Cardoso
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Paris Descartes (Sorbonne), é encenador e realizador. Publicou os livros Sequências Narrativas Completas e A Espanha das Espanhas. É também professor na Universidade Lusófona. Escreve regularmente para o jornal Público.

Luís Urbano
Produtor de cinema, gere, com Sandro Aguilar, a O Som e a Fúria desde 2005. Aí produziu cineastas como Manoel de Oliveira, Miguel Gomes, João Nicolau, Ivo Ferreira, Eugène Green, FJ Ossang, Lucrecia Martel, entre outros. Foi um dos fundadores do Festival Curtas de Vila do Conde.

Susana Rodrigues
Programadora, consultora de desenvolvimento e distribuidora de cinema, trabalha atualmente com os festivais de Rotterdam, Bildrausch, KINO e Rec Tarragona. Integra o comité de seleção e é consultora do fundo Hubert Bals, Cinemart e do Instituto de Cinema Doha.

 

Competição Cinema Falado

Boris Nelepo
Crítico e programador de cinema, comissariou retrospectivas sobre realizadores como Bela Tarr, Seijun Suzuki, Philippe Garrel, Vera Chytilová ou ​​Zelimir Zilnik. Colabora com as revistas Cahiers du Cinéma, Trafic, Cinema Scope, MUBI, De Filmkrant, Lumière e co-fundou a Kinote.

Constança Carvalho Homem
Divide-se entre a tradução, a dramaturgia e a criação original. Programadora dos festivais Queer Lisboa e Queer Porto. Da sua atividade atual, destaca a crónica «A tábua, o gesto», que assina na revista Forma de Vida, e a presença no núcleo internacional de performance em rede Utterings.

Justin Jaeckle
Curador, crítico e editor, trabalha na produção, distribuição e crítica de cinema e arte contemporânea. É programador do festival Doclisboa e comissário da temporada “Architecture on Film” para a Architecture Foundation no Barbican Centre, em Londres.

 

Competição Cinema Novo

Joana Seguro
Curadora e produtora independente, trabalha em música, arte e tecnologia, com um interesse crescente e uma forte reputação na ligação de campos díspares através de formas e disciplinas de arte. Produz exposições, faz a curadoria de festivais internacionais, gere artistas e conduz digressões.

Raquel Ribeiro
Jornalista, escritora e professora de Estudos Portugueses na Universidade de Edimburgo, Escócia. É colaboradora regular do jornal Público, onde escreve crítica e reportagem sobre literatura e cultura. Publicou o romance Este Samba No Escuro (2013, Tinta-da-China).

Júlio Dolbeth
Doutorado em Arte e Design, área de ilustração, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), é Professor Auxiliar na FBAUP. Co-fundador e curador da galeria Dama Aflita, no Porto, entre 2008 e 2015. É também artista e ilustrador.

 

Competição Transmission

Angel Sanchez
Co-diretor e co-fundador, com Sara Garcia-Villanueva, em 2005, do festival galego de cinema documental PlayDoc e seu diretor de produção.

Georgia Taglietti
Diretora de comunicação do Festival Sónar, onde trabalha desde 1995. É também membro da direção do SheSaidSo, rede internacional de mulheres que trabalham na indústria musical, e responsável pelo respetivo departamento em Barcelona, onde vive e trabalha.  

Rui Ferreira
Gestor dos Lux Records, editou discos e foi manager de bandas como Belle Chase Hotel, Wraygunn, The Legendary Tigerman, Sean Riley And The Slowriders, D3O, Tiguana Bibles e Mancines. Em fevereiro de 2017, fundou a loja de discos Lucky Lux e no mesmo ano lançou o Festival Lux Interior.


Prémios 

Grande Prémio Vicente Pinto Abreu
Para melhor filme da Competição Internacional
Valor de 3.000 euros

Prémio Cinema Falado
Para melhor filme em língua portuguesa de todo o programa, excepto quando assinalado
Valor de 1.000 euros

Prémio Transmission
Para melhor filme da secção Transmission, excepto quando assinalado
Valor de 1.000 euros

Prémio Cinema Novo by Canal180
Para melhor filme da Competição Cinema Novo
Valor de 500 euros, 2.000 euros em serviços na BLIT e 500 euros em serviços na Show Reel

Prémio Arché by Companhia das Culturas/Fundação Pereira Monteiro
Para melhor projecto apresentado na oficina Arché
Residência Artística na Companhia das Culturas

Prémio Teenage
Para melhor filme escolhido entre as várias secções do programa, a eleger por um grupo de 12 alunos do ensino secundário, oriundos de várias escolas do Porto.