COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Leo Goldsmith
Escreve, ensina e faz curadoria de exposições em Nova Iorque. Escreve crítica para as publicações 4Columns, Film Comment, e-flux e The Brooklyn Rail, cuja secção de cinema co-editou entre 2011 e 2017. É professor assistente no Eugene Lang College e consultor do Festival de Nova Iorque.
Salomé Jashi
Estudou cinema documental na Royal Holloway. Co-fundou a Sakdoc Film and Documentary Association Georgia. A sua longa Taming the Garden (2021) estreou no Festival de Sundance e foi selecionada para o Porto/Post/Doc. Recebeu uma bolsa de estudos Nipkow e participou no programa DAAD Artists-in-Berlin.
José Luis Cienfuegos
Diretor da Semana Internacional de Cine de Valladolid, foi diretor do Festival de Sevilla (2012-2023) e do Festival de Cinema de Gijón (1995-2011). É membro da Academia de Cinema Europeia e integra o comité de seleção dos Prémios LUX e foi júri do Prémio Príncipe de Asturias de las Artes (2013-2017).
CINEMA FALADO
Matthieu Orléan
Curador responsável pelas exposições temporárias da Cinemateca Francesa. Foi comissário de exposições sobre Almodóvar, Demy, Van Sant, entre outras. Escreve sobre cinema nas revistas Les Cahiers du cinéma e Trafic. Co-realizou Des Indes à la Planète Mars (2007) e publicou o livro La Maison cinéma (2011), sobre Paul Vecchiali.
Maria do Carmo Piçarra
Maria do Carmo Piçarra é investigadora no ICNOVA, professora na UAL, crítica e programadora de cinema. Entre outros livros, publicou os livros Olhar de Maldoror, Projectar a ordem e Azuis ultramarinos. É editora da trilogia Angola, o nascimento de uma nação e de (Re)Imagining African Independence.
Luis E. Parés
Formado em história, é autor de Notes sur l'emigration-Espagne 1960. Traduziu para espanhol Mário Cesariny e Álvaro do Carvalhal. Foi programador dos festivais ZINEBI, Cine-Europes, Punto de Vista e (S8) e atualmente colabora com a Filmoteca Española. Realizou as curtas-metragens El absurdo e Mi ideología.
TRANSMISSION
Guille de Juan
DJ ligado à cena musical de Barcelona desde o início dos anos 1990. Atuou no Festival Sonar nas edições de 1994, 1999 e 2009. Trabalha há mais de três décadas no meio eletrónico underground de Barcelona e dirige atualmente o primeiro áudio-café de Barcelona, Curtis.
Pedro Fradique
Inicia-se no mundo laboral como jornalista em 1988. Durante uma dúzia de anos escreve para diversas publicações e gera formatos e conteúdos para rádio e televisão. Consultor da Expo 98 e depois responsável de comunicação da Fnac durante o seu primeiro ano e meio em Portugal. Junta-se à equipa do Lux Frágil em 99, como responsável de comunicação, programador e coordenador das contratações da programação deste espaço.
Rui Miguel Abreu
Crítico de música no jornal Expresso, escreve sobre música na Blitz e na revista internacional We Jazz e dirige a plataforma rimasebatidas.pt. Assina vários programas na Antena 3 e já criou documentários para a RTP.
CINEMA NOVO
Daniela Rôla
Licenciada em Direito. Frequentou os cursos sobre história do cinema na Alliance Française – Porto e na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É crítica do site À pala de Walsh desde 2020 e tem vindo a colaborar com diversas publicações online.
João Nicolau
Trabalha como realizador, montador e músico. Realizou as longas metragens Technoboss, John From e A Espada e a Rosa e várias curtas. Prepara os filmes A Providência e a Guitarra e John In Christ. Integra vários colectivos musicais como München, Silence Is a Boy e The Secret Museum of Mankind.
Marta Fernandes
Responsável pela Distribuição e Marketing da Midas Filmes desde 2008. Começou a trabalhar em cinema na Atalanta Filmes e no festival IndieLisboa. Trabalhou também como jornalista. Licenciada em Ciências da Comunicação e mestre em Cinema.
JÚRI TEENAGE
O Júri Teenage é constituído por alunos oriundos das várias escolas de ensino secundário do Porto e Grande Porto. O Prémio Teenage é atribuído ao melhor filme de um programa composto por sete filmes transversais às várias secções do festival, cujas temáticas sejam socialmente mobilizadoras de públicos juvenis. O Júri Teenage desta edição é composto por alunos da Escola Artística Soares dos Reis (Porto) e da Escola Secundária da Boa Nova (Matosinhos). Os jurados terão uma tutoria de crítica do cinema com Ricardo Vieira Lisboa, de forma a fomentar o espírito crítico destes alunos.
JÚRI ARCHÉ
Dorota Lech
É programadora de cinema e curadora independente. Desde 2013, é programadora do Toronto IFF, onde também produz o Hot Docs Forum. Colaborou com a Vanity Fair, MUBI Notebook e Film Quarterly. É professora convidada em Harvard e na Universidade de Toronto, e foi curadora de ciclos para o Museo Reina Sofia, a Filmoteca Española, o Academy Museum e o DokuFest.
Nuno de Campos
Licenciado pela Faculdade de Belas Artes do Porto, é mestre pela Tufts University. É artista e expôs em instituições e galerias como The Drawing Center, Smithsonian National Portrait Gallery, The Museum of Goa, Museu da Electricidade. Publicou em revistas como a Artforum, Art in America e The New Yorker. Lecionou na Parsons School of Design (2001-2021). É um dos fundadores da Rampa.
Rachael Rakes
É a Directora Artística da 12ª Mediacity Bienal de Seul. Foi curadora de práticas públicas na BAK basis voor actuele kunst (2019-2022). Até 2019, foi curadora-chefe do De Appel. É editora geral da Verso Books, editora colaboradora do INFRASONICA e programador do New York Film Festival.
WORKING CLASS HEROES
Julie Marnay
Após uma década na Semaine de la Critique, como responsável pelas curtas-metragens, está agora envolvida na gestão e organização de programas de desenvolvimento de filmes e de acesso ao mercado. Foi nomeada directora do European Short Pitch e é gestora de programas no First Cut Lab.
Jaime Pena
Crítico de cinema e programador da Filmoteca de Galicia. É membro da revista Caimán e colabora com as revistas El Amante e A Sala Llena. É autor de El cine después de Auschwitz (2020) e El espíritu de la colmena (2004), coordenou Edward Yang (2008) e Historias extraordinarias. Nuevo cine argentino 1999-2008 (2009).
Cecilia Barrionuevo
Responsável pelos Seminários e Relações Internacionais da ECAM, e programadora do Film at Lincoln Center. Foi directora do Festival de Mar del Plata (2018-21). É licenciada em Comunicação e tem um mestrado em Cinema Documental. É membro do Conselho Consultivo da Universidade de Harvard e Associated Fellow 2022-23. Foi professora convidada na Universidade de Harvard (2022-23).
PRÉMIOS
Grande Prémio Vicente Pinto Abreu
Para melhor filme da Competição Internacional
Valor: €3000
Prémio SPAutores – Cinema Falado
Para melhor filme da Competição Cinema Falado
Valor:€1500
Prémio Transmission
Para melhor filme da secção Transmission, excepto quando assinalado
Valor:€1000
Prémio Cinema Novo CANAL180
Para melhor filme da Competição Cinema Novo
Valor: €500
Prémio Teenage
Para melhor filme escolhido entre as várias secções do programa, a eleger por um grupo de alunos do ensino secundário, oriundos de várias escolas do Porto.
Prémio Working Class Heroes – Filmaporto
Para melhor projeto apresentado no âmbito da bolsa Working Class Heroes. Valor €20.000.
Prémio Arché by Companhia das Culturas/Fundação Pereira Monteiro
Para melhor projecto apresentado na oficina Arché.
Residência Artística na Companhia das Culturas Artist