A 11.ª edição do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival centrou-se em questões essenciais sobre a Europa e os seus valores democráticos, num momento em que assistimos à regressão das liberdades e ao avanço da violência contra os mais vulneráveis. Como imaginar o futuro do continente quando a informação circula de forma fragmentada e as respostas políticas parecem agravar desigualdades?
O programa temático principal, O Movimento dos Povos, estruturou-se como uma trilogia, iniciada em 2024 com A Europa não existe, eu estive lá e a ser continuada nas edições seguintes com O tempo de uma viagem e O país dos outros. Esta edição apresentou ainda o Tour d’Europe, dedicado a coproduções suíças premiadas, a provocadora Cinemateca Ideal dos Subúrbios do Mundo e uma retrospetiva da realizadora georgiana Salomé Jashi.
As competições Internacional, Cinema Falado, Cinema Novo, Working Class Heroes e Transmission refletiram, como habitualmente, uma diversidade de olhares críticos sobre a sociedade contemporânea, cruzando memória, política e criação artística.