O Porto vai receber, de 2 a 6 de março de 2026, a primeira sessão internacional do EURODOC, um dos mais prestigiados programas europeus de formação em documentário. A iniciativa, acolhida e organizada em parceria pela associação Porto/Post/Doc com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), reúne produtores de todo o mundo num workshop intensivo dedicado ao desenvolvimento criativo e financeiro de projetos, ao fortalecimento de competências em coprodução internacional e gestão de empresas, e à expansão de redes profissionais.
Com mais de 25 anos de experiência a formar especialistas do cinema documental, o EURODOC abrirá também espaço para a participação de entre 12 a 15 profissionais locais. Estes produtores — portugueses ou brasileiros residentes em Portugal, com prioridade para candidatos da região Norte — terão acesso a cinco dias de trabalho aprofundado com tutores internacionais, incluindo masterclasses, case studies e todas as sessões do programa.
As candidaturas para a sessão local estão abertas até 15 de dezembro de 2026. Mais informações disponíveis no regulamento oficial, disponível aqui.