"Os Limites da Europa" é um programa temático que aborda o cinema do real, as ideias humanistas e políticas, apresentando filmes que promovem um diálogo com o público. Este ciclo, facilitado pela presença de um tema familiar, apresenta obras de cinco cineastas, alguns já conhecidos do público português, e cinco filmes reconhecidos pela crítica internacional. Este tema será revisitado numa programação mais abrangente durante a próxima edição do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival, em novembro de 2024.
A questão das migrações, da crise dos refugiados e da deslocação forçada das populações tem vindo a ganhar destaque devido às guerras, ao caos político internacional e às perseguições étnicas e religiosas em várias regiões do mundo. Esta é uma das questões contemporâneas mais importantes e fracturantes, a par das crises climáticas e da violência generalizada.
Os filmes selecionados exploram histórias reais de resistência, abordando questões como a educação, o trabalho, as questões de género, a diversidade étnica e cultural, a integração, a exclusão, a violência e o racismo. Os filmes desafiam a sabedoria convencional sobre o que realmente ameaça a nossa evolução como espécie. Examinam a relação entre compaixão e humanismo, a importância da cultura e contrastam-nos com os interesses do liberalismo económico, do populismo e do colonialismo sistémico.
Estas obras oferecem uma visão única e pungente, algumas com esperança numa possível mudança de paradigma.
PROGRAMA
Segunda-Feira, 2024.05.13
As Melusinas à Margem do Rio, de Melanie Pereira
Portugal · 82' · 2023 · DOC
A sessão conta com a presença da realizadora Melanie Pereira.
Melusina é uma figura mítica do folclore europeu, uma sereia de água doce caraterística dos mitos e lendas do Luxemburgo. Já as “Melusinas” do título são as cinco mulheres, nascidas no Luxemburgo de famílias imigrantes, que protagonizam a longa-metragem de estreia da realizadora Melanie Pereira, também ela nascida e criada no Luxemburgo, filha de emigrantes portugueses. O que é ser-se luxemburguesa, quando esse é um país de imigrantes? O que é ser-se imigrante no próprio país? As Melusinas à Margem do Rio procura responder a estas interrogações com um elogio da natureza quimérica das identidades diaspóricas: uma tentativa de reconciliação dos fragmentos que compõem a sua individualidade.
Terça-Feira, 2024.05.14
O Pub The Old Oak, de Ken Loach
Reino Unido, França · 110' · 2023 · FIC
A sessão conta com a participação de José António Pinto "Chalana".
“Se escolheres a história certa, alcanças uma visão profunda de como o mundo funciona” dizia o decano Ken Loach, que não desiste da prática de um cinema politicamente consciente e socialmente interventivo, focado na experiência fragilizada da classe trabalhadora. Escolheu a história de T.J. Ballantyne (Dave Turner), que luta para manter aberto o seu pub, o “Old Oak”, último local de convívio numa comunidade mineira desvalida do norte da Inglaterra. A chegada de um grupo de refugiados sírios acende tensões raciais, mas a inesperada amizade de T.J. com a jovem Yara (Ebla Mari) faz despontar a esperança num futuro mais unido e radioso.
Quarta-Feira, 2024.05.15
O Outro Lado da Esperança, de Aki Kaurismäki
Finlândia, Alemanha · 100' · 2017 · FIC
A sessão conta com a participação de Maria João Castro.
Duas histórias que se cruzam. Khaled é um refugiado sírio que perdeu quase toda a família. Chega a Helsínquia e procura asilo sem grande esperança no seu futuro. Wikström é um caixeiro-viajante nos seus cinquenta anos que decide deixar a mulher e o trabalho. Muda de vida e compra um pequeno restaurante. Quando as autoridades decidem extraditar Khaled, como muitos outros, ele decide ficar ilegalmente em Helsínquia e desaparecer nas ruas da cidade, onde é vítima de vários actos de racismo, mas onde também encontra bondade pura. Wikström descobre-o e decide contratá-lo. A vida parece sorrir por um momento, mas o destino depressa intervém, podendo tanto conduzir a uma vida respeitável como ao cemitério.
Quinta-Feira, 2024.05.16
Flee - A Fuga, de Jonas Poher Rasmussen
Dinamarca, Noruega · 89' · 2021 · ANI, DOC
A sessão conta com a participação de Dario Oliveira.
Amin era menor quando chegou à Dinamarca sozinho, vindo do Afeganistão. Hoje, com 36 anos, é um académico de sucesso e está noivo do seu namorado de longa data. Mas esconde um segredo há mais de 20 anos, que começa a ameaçar arruinar a vida que construiu para si. Amin, pela primeira vez, partilha a sua história com um amigo chegado. Um documentário feito na primeira pessoa, em jeito de entrevista, FLEE – A FUGA empurra os limites do género retratando a experiência de um refugiado através de uma animação, para apresentar um livro de memórias comoventes.
Sexta-Feira, 2024.05.17
Fogo no Mar, de Gianfranco Rosi
Itália, França · 114' · 2016 · DOC
A sessão conta com a participação de Miguel Duarte.
Samuele tem 12 anos e vive numa ilha do mar Mediterrâneo. Como muitos rapazes da sua idade, vai à escola e passa o tempo livre pela ilha a brincar com a sua fisga. À volta de Samuele existe mar e existem homens, mulheres e crianças que tentam atravessá-lo a partir de África em pequenos barcos sem as mínimas condições. A ilha onde Samuele vive é Lampedusa, uma fronteira simbólica da Europa, à qual tentam chegar milhares de migrantes que procuram liberdade e esperança. Os habitantes de Lampedusa testemunham diariamente uma das maiores tragédias humanitárias dos nossos tempos, apesar de estes dois mundos praticamente não se encontrarem.