Ao longo de todo o mês de fevereiro, o Porto/Post/Doc vai desenvolver um conjunto de atividades ligadas ao cinema no âmbito do projeto ATLAS, um programa que visa impulsionar a participação, inclusão, interculturalidade e multiculturalidade, o envolvimento cívico e a sustentabilidade através da criação artística.
Neste programa, o Porto/Post/Doc convida à descoberta de um cinema novo, crítico e artisticamente ambicioso, com destaque para as novas formas de cinema de não-ficção. A vitalidade do cinema do real - o meio por excelência para descrever o mundo na sua extraordinária complexidade e agir sobre ele através da congregação de múltiplos pontos de vista - talvez seja mais urgente do que nunca.
Nesta extensão até Braga, o PPD traz uma seleção do que melhor se programou no Porto em Novembro de 2023, procurando refletir um dos temas mais relevante do ano 2024, a comemoração de meio século do início da Democracia e da Liberdade em Portugal, a partir de realidades de várias gerações: o cinema português contemporâneo e as diásporas, e cinema de outras paragens de resistências políticas e culturais. A diversidade cultural dos filmes escolhidos procura radiografar os tumultos do mundo, ora a partir de uma perspetiva intimista e puramente subjetiva, ora a partir das suas possibilidades revolucionárias.
Também os mais pequenos e jovens poderão pensar a Liberdade através da imagem em movimento, seja através de uma programação de filmes pensada pelo School Trip, o projeto educativo do festival, seja na residência criativa Passos pelo Conservatório que, em parceria com a Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, visa ser um retrato coletivo e multifacetado do dia-a-dia dos jovens músicos, feito pelos próprios, numa das instituições culturais mais importantes da cidade.
SESSÕES DE CINEMA PARA PÚBLICO GERAL
SESSÃO #1 - 26 FEV 2024, 21h30
Rubab, Marta Vaz (ESTC) Portugal, 2023, DOC, 18’
Desde que os Talibã tomaram o poder no Afeganistão, a música foi banida no país. A única escola de música de Cabul refugiou-se em Lisboa e cem dos seus alunos foram recebidos no Conservatório Nacional. Este é o retrato da sua adaptação.
A los libros y a las mujeres canto, María Elorza, Espanha, 2022, DOC, 72’
Neste filme, “literatura” rima com “mulher”. A primeira longa-metragem da realizadora María Elorza é uma ode a quatro mulheres que encontraram no prazer dos livros e da leitura uma forma de resistência à ignorância e ao fanatismo. Uma delas andou com uma biblioteca no banco de trás do carro, outra partiu um dedo quando lhe caiu uma estante em cima e outra lia para as operárias da indústria do tabaco. Um conjunto de histórias que nos são contadas através de uma plêiade de materiais (entrevistas, imagens de arquivo, fotografias, pinturas, filmes de família, intertítulos, canções e excertos de filmes) com um intuito simples: revelar o papel civilizador da mulher na sociedade contemporânea.
SESSÃO #2 - 27 FEV 2024, 21h30
Bye Bye Tibériade, Lina Soualem, França, Bélgica, Palestina, Catar, DOC, 2023, 80’
A atriz Hiam Abbass fez a sua carreira de cinema entre França e os Estados Unidos. Trabalhou com Spielberg em Munique ou com Denis Villeneuve em Blade Runner 2049, sendo mais conhecida pelo seu papel de Marcia Roy na série "Succession". A bem da sua carreira, deixou a sua família e o seu país aos 23 anos, mas anos depois começou a visitar a sua aldeia natal, na Palestina, juntamente com a filha, Lina Soualem. A filha tornar-se-ia realizadora e com base nos filmes de família, feitos nas férias de verão, construiu Bye Bye Tibériade, um documentário íntimo que descreve o encontro de quatro gerações de mulheres e as suas histórias de separação.
SESSÃO #3 - 28 FEV 2024, 21h30
2720, Basil Da Cunha Portugal, 2023, FIC, 24'
2720 é o código postal do Bairro da Reboleira, local nos arredores de Lisboa onde o realizador Basil da Cunha mora parte do ano. Há mais de uma década que o realizador filma e trabalha com a comunidade de moradores da Reboleira. Por entre a malha labiríntica do bairro correm duas gerações, ele está atrasado para o primeiro dia no novo emprego, ela anda à procura do irmão desaparecido. Lá fora ronda a polícia. 2720 é uma ode à força do coletivo.
Between Revolutions, Vlad Petri, Roménia, Croácia, Catar, Irão, 2023, DOC, 68’
Zahra e Maria conheceram-se na universidade quando estudavam medicina em Bucareste no final dos anos 1970. Zahra regressa ao seu país de origem, o Irão, e Maria fica na Roménia. A partir daí inicia-se uma troca de cartas que acompanha a deposição do Xá e a consequente revolução islâmica e, paralelamente, a progressiva degradação do império soviético e a abertura aos valores ocidentais. Duas mulheres e dois países a rumarem em sentidos opostos. O realizador Vlad Petri conta-nos esta história inteiramente a partir de imagens de arquivos; uma história de amizade, verve revolucionária, insubmissão feminista, desilusão e saudade.
SESSÃO #4 - 29 FEV 2024, 21h30
As Melusinas à Margem do Rio, Melanie Pereira Portugal, 2023, DOC, 81’
Melusina é uma figura mítica do folclore europeu, uma sereia de água doce caraterística dos mitos e lendas do Luxemburgo. Já as “Melusinas” do título são as cinco mulheres, nascidas no Luxemburgo de famílias imigrantes, que protagonizam a longa-metragem de estreia da realizadora Melanie Pereira, também ela nascida e criada no Luxemburgo, filha de emigrantes portugueses. O que é ser-se luxemburguesa, quando esse é um país de imigrantes? O que é ser-se imigrante no próprio país? As Melusinas à Margem do Rio procura responder a estas interrogações com um elogio da natureza quimérica das identidades diaspóricas: uma tentativa de reconciliação dos fragmentos que compõem a sua individualidade.
SESSÕES DE CINEMA ESCOLARES
*SESSÃO MAIORES DE 4 ANOS - 26 FEV 2024, 10h30
A Aranha & Ella, An Vrombaut, Bélgica, 2023, 7’
Entre Duas Irmãs, Clément Céard, Anne-Sophie Gousset, França, 2022, 7’
O Nabo, Piret Sigus, Silja Saarepuu, Estónia, 2022, 7’
Um Lince na Cidade, Nina Bisiarina, França, Suíça, 2019, 6’
*SESSÃO MAIORES DE 6 ANOS - 27 FEV 2024, 10h30
A Gaivota, Gabriel Hénot-Lefèvre, França, 2022, 14’
Colegas de Casa Selvagens, Armelle Mercat-Junot , França, 2022, 15’
Porco, Jorn Leewerink, França, Suíça, 2019, 6’
*SESSÃO MAIORES DE 9 ANOS - 28 FEV 2024, 10h30
Código Rosa, Romain Seisson, Taye Cimon, Sandra Leydier, Pierre Coëz, Manuarri Morel, Julie Groux, França, 2022, 5’
Xiaohui e as Suas Vacas, Xinying Lao, China, 2023, 15’
Fora de Pista, Léo Brunel, Loris Cavalier, Camille Jalabert, Oscar Malet, França, 2018, 6’
*SESSÃO MAIORES DE 12 ANOS - Docs4Teens - 29 FEV 2024, 10h30
O Docs4Teens – Building Bridges é uma rede de quatro festivais europeus, Krakow Film Festival (Polónia), Festival dei Popoli (Itália), FIPADOC (França), Docudays UA (Ucrânia) e Porto/Post/Doc (Portugal). A forte convicção da rede é que o cinema documental é uma forma insubstituível e única de aprender sobre o nosso mundo e propõe uma seleção de filmes que reflete sobre temas que, na sua atualidade, obrigam os jovens a refletir sobre as suas ações e a sua importância política em questões como a guerra, às alterações climáticas e a igualdade; acima de tudo, que despertam neles a vontade de se manifestarem e serem ativos nas suas comunidades.
SESSÃO Docs4Teens #1
Children Of The Border, Janne Vasarainen, Estónia, 2022, 17’, FIPADOC
Como tentar descrever o que se passa na cabeça das crianças, que fogem num autocarro cheio de refugiados ucranianos para a Finlândia?
Dreaming Arizona, Jon Bang Carlsen, Dinamarca, Estónia, Noruega, 2022, 76’, Krakow Film Festival
Onde é que o sonho começa e a realidade acaba? Em Dreaming Arizona, esta é a questão tanto para as personagens principais como para o espectador. Conhecido pelos seus documentários encenados, o realizador dinamarquês Jon Bang Carlsen faz com que cinco adolescentes americanos de uma pequena cidade do Arizona encenem as suas próprias vidas – passado, presente e futuro.
SESSÃO Docs4Teens #2 - 29 FEV 2024, 14h30
The Unicorn In Snowpants Suddenly Ran Off, Philipp Schaeffer ,Alemanha, 2022, 19’, FIPADOC
O filme explora o choque entre os mundos lúdicos das crianças cegas e a realidade em que vivem. Apresenta-nos três crianças confiantes, para quem a cegueira não é uma deficiência, mas sim um tipo diferente de normalidade. Unicórnios, call centers e avós voadores desempenham um papel
importante.
Girls' Stories, Aga Borzym, Polónia, 2023, 60’, Krakow Film Festival
Histórias de raparigas, dias de adolescência. Parece que não acontece nada, mas há tantas mudanças. Jagoda e Zuzia são amigas do bairro. Encontram-se na praça local. Por vezes, vão comer um gelado ou vão ao parque infantil. E têm sempre muito para falar. Ser rapariga é uma experiência especial.
Girls’ Stories foi distinguido com o prémio Júri Teenage no Porto/Post/Doc 2023.
PASSOS PELO CONSERVATÓRIO - Oficina criativa
12 a 23 de Fevereiro, Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
A oficina criativa ‘Passos no Conservatório’ é uma oficina dirigida ao Ensino Secundário, que visa ser um retrato coletivo da Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga a partir do olhar dos seus alunos, num ato de partilha da sua vivência do conservatório e relatos do quotidiano que se podem estender ao bairro, rua, praça, à cidade de Braga, e onde haverá também uma reflexão sobre o tema da liberdade.