PortoPostDoc

  • Industry

Working Class Heroes

Apresentação pública - 26 Nov

O Porto/Post/Doc apresenta o projeto "Working Class Heroes”,  - em parceira com a Filmaporto - Film Commission e CaixaForum+ da Fundación “la Caixa” com a colaboração do BPI - , com o objetivo de apoiar a produção cinematográfica sobre a cidade do Porto, a partir das histórias daqueles que, ao longo do tempo, o foram construindo.

Trata-se de uma bolsa de 75.000€, que se concretiza através do convite a cineastas nacionais e internacionais que tenham uma linha de trabalho que corresponda à filosofia do Porto/Post/Doc. Através deste apoio pretende-se criar um espaço de criação que dá ouvidos a todos aqueles que viveram e trabalharam na cidade. É, portanto, um incentivo à escuta dos anti-heróis que fizeram do Porto uma cidade onde se encontram refletidas as múltiplas faces da classe trabalhadora.

Este projeto pretende, por um lado, tornar possível o desenvolvimento e a produção de novas obras cinematográficas e, por outro, que essas obras criem um conjunto de filmes que aproximem as vozes de diferentes cineastas ao território local e à nossa comunidade. 

Em cada edição do Porto/Post/Doc, três cineastas são convidados para fazer um pitching perante um júri internacional e o projeto selecionado será produzido durante uma residência de dois anos na cidade do Porto. 
A obra final será um filme (de qualquer género) que, posteriormente, terá a sua estreia mundial no Porto/Post/Doc.

Em 2024, os/as cineastas convidados são:

SALOMÉ JASHI (Georgia)
Cineasta de Tbilisi, Geórgia. O filme Taming The Garden (2021) estreou na Competição Mundial de Documentários do Sundance Film Festival e no Berlinale Forum e foi nomeado para os European Film Awards. The Dazzling Light of Sunset [2016] foi premiado no Visions du Réel e Bakhmaro (2011) foi nomeado para os Asia Pacific Screen Awards. Recebeu o Prémio Berlim Art Prize (2024) e o Prémio KAIROS [2024)

Irá apresentar o projeto "O Museu dos Heróis da Classe Operária"

FILIPA CÉSAR (Portugal)
Artista, cineasta, educadora e organizadora comunitária. Interessa-se pelas fronteiras entre o cinema e a sua receção, a política e a poética da imagem em movimento e as práticas de arquivo. Desde 2011, tem vindo a pesquisar a prática de cinema militante do Movimento de Libertação Africana na Guiné-Bissau. Os seus filmes foram selecionados em festivais como a Berlinale, IFFR, Oberhausen, DocLisboa, Cinéma du Réel, entre outros.

Irá apresentar o projeto "Mí Nearby"

ALEXANDRA GUIMARÃES E GONÇALO L. ALMEIDA (Portugal)
Realizadores e produtores. Estudaram Cinema na ESAP-Porto e co-realizaram Musgo (2021), que estreou no Curtas Vila do Conde e foi exibido em vários festivais, incluindo o Porto/Post/ Doc. Desde aí, têm trabalhado em lógica de co-criação. Entre os vários temas que exploram no seu trabalho, destacam-se as tensões pela apropriação do simbólico pelas tecnologias e a relação entre estética e política.

Irão apresentar o projeto "A Cidade e os Mapas"

A apresentação pública dos projetos terá lugar no dia 26 de Novembro, às 18h00 no Cinema Batalha - Bar High Life, o que pode ser uma oportunidade de encontro entre os/as cineastas e produtoras ou outros agentes da indústria interessados, uma vez que esta bolsa é cumulativa com outros fundos nacionais ou internacionais.

Contatos:
Sérgio Gomes | Executive Director & Head of Industry
sergio@portopostdoc.com

Liliana S. Lasprilla |  Industry Coordinator
liliana@portopostdoc.com