Vai no Batalha, filme de Pedro Lino sobre a sala de cinema portuense e a sua história, é o filme de abertura do Porto/Post/Doc. Em estreia mundial, o filme será exibido na sala principal do Batalha Centro de Cinema no dia 17 de novembro, pelas 21h15.
Inserido na série Cinemas Mythiques sobre salas de cinema icónicas, Vai no Batalha revisita o imaginário e a história associada àquela sala centenária. O filme compila filmagens de todo o processo de recuperação do edifício, assim como imagens nunca antes reveladas desta sala, dos seus fundadores e de outros protagonistas, como Manoel de Oliveira, Artur de Andrade, Júlio Pomar, Henrique Alves Costa e Alexandre Alves Costa.
Através de uma linguagem inovadora, que mistura filmagens contemporâneas, filmes realizados ao longo do século XX, trechos de animação 2D e 3D, e imagens de documentos antigos, este filme leva-nos por uma viagem pelo Porto, da monarquia à República, da 1.ª Guerra Mundial à ditadura, passando pelos movimentos de resistência à ditadura, a formação do Cineclube do Porto, os tempos da Guerra Colonial e do 25 de Abril, a entrada de Portugal na CEE, e os dias de hoje. Acontecimentos ligados através da história do cinema português, do cinema no Porto, e das histórias pessoais da família Neves Real e do arquiteto Alexandre Alves Costa, que é também um dos narradores do filme.