PortoPostDoc

Anunciados Participantes do Critics Lab

por Porto/Post/Doc / 10 10 2023


Já são conhecidos os participantes do Porto/Post/Doc Critics Lab, uma nova geração de críticos de cinema apaixonados. O Critics Lab decorrerá durante a 10ª edição do Porto /Post/Doc e visa apoiar o desenvolvimento de uma nova geração de escritores na área do cinema. 

Chris Cassingham
Chris é programador, curador e crítico independente e vive nos Estados Unidos. Em 2023, concluiu o seu mestrado em Estudos Cinematográficos, Programação e Curadoria na National Film and Television School, no Reino Unido, onde centrou o seu projeto de programação de tese na intersecção da paranoia, conspiração e condições de produção cinematográfica nas margens da indústria cinematográfica americana. A sua prática de programação dá ênfase aos contextos industriais dos filmes, às condições de produção e ao engenho formal como forma de apresentar impressões alternativas do cinema americano a audiências dentro e fora dos Estados Unidos. Está entusiasmado com as oportunidades apresentadas pelo Laboratório de Crítica do Porto/Post/Doc, tanto para desenvolver as suas faculdades críticas relativamente ao cinema de não-ficção, como para aumentar a sua comunidade pessoal de profissionais do cinema.

Cátia Rodrigues 
Cátia Rodrigues é curadora, crítica e investigadora de cinema. É doutoranda em Estudos Artísticos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2020 licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e em 2023 obteve o grau de Mestre em Estética e Estudos Artísticos com especialização em Cinema pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde defendeu a tese "O gesto de mostrar como gesto ético-estético fundamental no cinema de Abbas Kiarostami". Foi curadora do Curtas Vila do Conde IFF e do BEAST IFF, e desde 2021 é curadora da Mostra de Primeiras Curtas na Livraria Térmita no Porto. Atualmente é crítica de cinema do site À Pala de Walsh.

Rita Branco 
De Lisboa. Radical romântica. Entusiasta de cinema, interessada nos futuros de todas as coisas, sempre no plural. Gosta de escrever, de olhar para lá do que julgamos conhecer e inventar novas possibilidades. Estudou cinema e crítica de arte. Actualmente está a terminar a dissertação de mestrado sobre o conceito de verdade a partir do cinema de Werner Herzog. 

Petra Chaloupková
Nasceu em 1998 em Liberec, República Checa. Obteve a licenciatura em Estudos Cinematográficos na Universidade Charles com a tese "O fenómeno do crossdressing no cinema Checo" e continua a estudar Comunicação Social na Faculdade de Ciências Sociais. Foi programadora no Festival de Cinema Queer Mezipatra durante cinco anos. Trabalha atualmente na Televisão Checa como editora e co-autora de uma série de documentários em linha sobre a história da representação na televisão. Contribui como crítica de cinema para as revistas culturais Cinepur e A2.

Pierre Jendrysiak
Pierre Jendrysiak é membro do comité editorial e escritor da Débordements, uma revista online francesa dedicada à crítica cinematográfica, aos estudos cinematográficos e ao cinema. É também professor de estudos cinematográficos na Universidade de Lille (França), trabalha como programador numa sala de cinema independente e colabora noutras publicações.

Miguel Pinto
Miguel Pinto é um escritor e crítico de arte residente em Lisboa. É mestrando em Jornalismo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e licenciado em História da Arte pela mesma instituição. Tem colaborado com o projeto de investigação VESTE - Vestir a Corte: Traje, Género e Identidade(s) e realizou um estágio curricular no Museu Nacional do Azulejo em 2021. Desde 2019, tem escrito regularmente para vários jornais e revistas, incluindo Público, Hyperallergic, Umbigo Magazine e Artecapital, sobre temas que vão da arte contemporânea ao cinema e à fotografia. Passou o último ano a trabalhar como estagiário no departamento de programação da Cinemateca Portuguesa.

Yulia Kuzischina 
Jornalista de cinema, mestre em Cultura Visual (Escola Superior de Economia, Moscovo). Em 2015-2017, escreveu novos artigos e críticas de filmes para a revista online de cultura de terror russa RussoRosso. Desde 2017, tem escrito inúmeras críticas de filmes e festivais para vários meios de comunicação social na Rússia. Desde 2017, trabalha na indústria cinematográfica, organizando projecções de filmes, festivais de cinema locais e eventos, incluindo o Festival de Cinema Alemão, a Semana do Cinema Dinamarquês, como parte da equipa CoolConnections, e clubes de cinema e projecções de arquivos ao ar livre, como parte da equipa Moskino. Yulia é uma fã de longa data de filmes de terror. Outro dos seus interesses especiais são os filmes de não ficção que tratam de questões actuais e sociais. Vive em Yerevan, na Arménia.

Xavier Montoriol
Xavier Montoriol licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universitat de Barcelona (UB), tendo posteriormente concluído um mestrado em Estudos Comparados de Literatura, Arte e Pensamento na Universitat Pompeu Fabra (UPF) e em Curadoria de Cinema na Elías Querejeta Zine Eskola (EQZE), onde também realizou a sua primeira curta-metragem. Atualmente, trabalha como tradutor e escreve sobre cinema para diferentes sites.

Victor Morozov
Atualmente, trabalha como investigador pós-graduado no Departamento de Cinema do Trinity College de Dublin. Escreve extensivamente sobre cinema, tanto em revistas académicas (Revista Transilvania) como na imprensa geral francesa e romena (Films in Frame, Cahiers du cinéma, Revue Débordements, Revista VATRA, Observator Cultural, Ziarul Metropolis, Acoperisul de Sticla, etc.). Colunista semanal de cinema das revistas culturais romenas Dilema Veche e Scena9 nos últimos cinco e três anos, respetivamente. Participante nos workshops de Sarajevo, Roterdão e Viennale Film Festival dedicados a jovens críticos de cinema.

WhatsApp Image 2023 10 10 at 15.39.09 


Tags:
Partilhar: Facebook / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →