Ciclo de Cinema Sueco

por André Puertas / 06 05 2015


No mês de maio o Porto/Post/Doc : Film & Media Festival vai organizar um Ciclo de Cinema Sueco, no âmbito da sua iniciativa “Há Filmes na Baixa!”, prolongando desta forma uma parceria com a Embaixada Sueca em Lisboa depois da presença de três filmes oriundos da Suécia durante a 1ª Edição deste Festival. Os filmes em questão foram “The Reunion” de Anna Odell, que esteve presente na secção “Onde Está o Real?”; “Stranded in Canton” de Måns Månsson, inserido numa Carte Blanche encomendada ao festival CPH:DOX; e “Concerning Violence” de Göran Hugo Olsson, o filme de abertura deste novo Festival que nasceu em dezembro no Porto.

As 3 primeiras sessões deste mês do Porto/Post/Doc terão desta forma três dos documentários suecos mais conceituados dos últimos anos a serem projetados no Cinema Passos Manuel no Porto, às quartas-feiras pelas 22h. O preço do bilhete para cada sessão é de 4€. Este ciclo inicia-se dia 6 de maio com o documentário de Fredrik Gertten “Big Boys Gone Bananas!”, onde o realizador retrata de dentro a sua própria luta judicial contra um gigante da indústria alimentar. Na sessão seguinte, dia 13, o filme escolhido é “Palme”, de Maud Nycander e Kristina Lindström, sobre a vida e a morte do primeiro ministro sueco Olof Palme. O último filme deste programa especial passa dia 20 de maio e é uma obra sobre os três membros principais do site The Pirate Bay, com o título “TPB AFK: THE PIRATE BAY AWAY FROM KEYBOARD”, de Simon Klose.

O Ciclo de Cinema Sueco prolonga-se também na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, dentro do âmbito do Curso Livre de Sueco, e serão projetados, em sessões públicas de entrada gratuita, os filmes “Call Girl”, de M. Marcimain, e “The Last Sentence”, de J. Troell. Estas sessões estão programadas para as 19h30  nos dias 11 e 25 de maio, respetivamente.  

 

Calendário:

6 de maio: Big Boys Gone Bananas!, de Fredrik Gertten
13 de maio: Palme, de Maud Nycander e Kristina Lindström
20 de maio: TPB AFK: THE PIRATE BAY AWAY FROM KEYBOARD , de Simon Klose

Todas as sessões deste Ciclo realizam-se no Passos Manuel às 22h. 

 

 

 


Tags: / / / /
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →