Júri e Prémios

 

PRÉMIOS

O júri do Porto/Post/Doc – constituído pelos produtores Beli Martinez e Sandro Florin, pela programadora Cíntia Gil, pela jornalista Carmen Gray e pela fotógrafa Inês d’Orey – decidiu atribuir os seguintes prémios:

Behemoth, Zhao Liang
2015 China / França, 95 '

Menção Honrosa
Exotica Erotica, Etc., of Evangelia Kranioti
2015, França, 73 '

 

PRÉMIO BIBERSTEIN GUSMÃO
(Realizador Emergente com menos de 35 anos; Residência Artística no Moinho da Fonte Santa)

Teboho Edkins por Coming of Age
2015 South Africa/Lesotho/Germany, 63'

 

O Júri Teenage, constituído por treze alunos de diversas escolas secundárias do Porto, decidiu atribuir o seguinte prémio

Prémio Teenage

Behemoth, Zhao Liang
2015 China / France, 95 '

 

JÚRI OFICIAL

Beli Martínez
Licenciada em Comunicação Audiovisual e Publicidade e Relações Públicas, Beli Martínez (A Guarda, 1980) partilha a produção de documentários – de entre os quais estão Arraianos (Eloy Enciso, 2012), Vikingland (Xurxo Chirro, 2011) e Jet Lag (Eloy D. Serén, 2013) – com a docência na Escola de Imaxe e Son de A Coruña e na Universidade de Vigo. Prepara atualmente a sua tese de doutoramento sobre o cinema de não-ficção na Galiza.

Carmen Gray
Nascida na Nova Zelândia mas radicada em Berlim, Carmen Gray é crítica de cinema para publicações prestigiadas como The Guardian, The Observer, Sight & Sound, Screen International, The Calvert Journal, Senses of Cinema e a revista cultural da Estónia Sirp. Foi também editora de cinema da revista Dazed & Confused. Atualmente participa da equipa de cinema independente Wolf in Berlin e faz parte do comité de seleção da Semana da Crítica do Festival de Berlim.

Cíntia Gil
Estudou Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema e Filosofia (FLUP), onde integrou o Grupo de Investigação "Estética, Política e Artes" e deu início a uma tese de Doutoramento, tendo publicado e apresentado comunicações em diversos contextos académicos nacionais e internacionais. Desde 2011 programa no Doclisboa, e desde 2012 integra a sua direção, tendo também programado diversas retrospetivas e dado início a novos projetos de programação e atividades profissionais. Fez parte de júris em diversos festivais de cinema, como FID Marseille, Mar del Plata, entre outros.

Inês d’Orey
Uma das promissoras fotógrafas da nova geração, Inês d’Orey nasceu no Porto em 1977 e estudou fotografia na London College of Printing, em Londres. Tem desenvolvido diversos trabalhos fotográficos, expondo e publicando tanto em Portugal como no estrageiro. Em 2007, venceu o prémio Novo Talento Fotografia FNAC. Atualmente faz parte da agência Dear Sir e é representada pela Galeria Presença.

Sandro Fiorin
Fundador da produtora e distribuidora FiGa Films, radicada em Los Angeles, Sandro Fiorin tem promovido e distribuído conteúdo latino-americano na América do Norte, representando também esse conteúdo para todo o mundo. Cresceu no Rio de Janeiro e estudou em escolas de cinema em São Paulo (FAAP) e Nova Iorque (New School). Tem uma longa carreira na indústria de cinema e já passou por empresas como the Film Forum, Universal e First Look Films.