Porto/Post/Doc

24 Nov - 2 Dez 2018

O festival Porto/Post/Doc está de volta em 2018. Festival como festa, isto é, como ponto de encontro para criadores, públicos diferenciados e profissionais do cinema, como cruzamento de experiências e o prazer de viver as imagens em movimento nas mais belas salas da cidade do Porto. O Porto do Bolhão, o Porto das tripas, o Porto do Aniki-Bóbó, o Porto do Aleixo: o Porto que sempre contou histórias e que encontrou um lugar para mostrá-las. Um festival é isto, uma festa da partilha, onde cabem a cultura, o conhecimento e a educação.

Entre o Porto e o mundo (Competição Internacional), entre o cinema e a música (Transmission), entre a moda (Doc Is The New Black!) e o desporto (Cinema Lies, Sport Does Not), entre o real e a ficção, assim se faz o Porto/Post/Doc em 2018. Já maturado, o Porto/Post/Doc tem uma mão cheia de histórias para contar. Histórias reais, um pouco de todo o mundo, porque o mundo e o cinema cabem no Porto.

Em 2018, o Porto/Post/Doc apresenta uma programa especial dedicado às Ficções do Real. Com a ascensão da Reality TV, a relação entre ficção e real está é, cada vez mais, complexa. Tendo em conta a lição do neo-realismo clássico, este programa - que inclui uma selecção de filmes e o Fórum do Real - testemunhará como o cinema contemporâneo incorporou o real nos filmes de ficção. 

O Porto/Post/Doc decorre entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro, em vários espaços da cidade (Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Planetário do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Escola das Artes - UCP).

A edição de 2018 do Porto/Post/Doc conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) - Ministério da Cultura, CVRVV - Vinho Verde, Fundação Calouste Gulbenkian, Acción Cultural Española (AC/E), Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, ArtWorks e de vários outros parceiros imprescindíveis à realização do festival.