Júris e Prémios

PRÉMIOS

Grande Prémio by Vinhos Verdes
Para melhor filme da Competição Internacional
3.000 euros

Prémio Companhia das Culturas/ Fundação Pereira Monteiro
Para melhor realizador da Competição Internacional entre autores emergentes (≤36 anos)
Residência artística na Companhia das Culturas

Prémio Cinema Novo by Canal 180
Para melhor filme da Competição Cinema Novo
Viagem e Acreditação na Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim

Prémio Teenage
Prémio atribuído por um conjunto de quinze estudantes do ensino secundário a um conjunto de filmes pré-seleccionado dentro da programação do festival

Prémio Arché by Companhia das Culturas/ Fundação Pereira Monteiro
Para melhor projecto apresentado na oficina Arché
Residência artística na Companhia das Culturas

JÚRIS

Competição Internacional

Javier H. Estrada
Crítico de cinema, programador e professor, Javier H. Estrada é editor colaborador da revista “Caimán. Cuadernos de Cine” (anteriormente conhecida como “Cahiers du Cinema. España”) e da revista de cinema “Secuencias. Revista de História do Cinema”. Desde 2013, é programador do Festival Internacional de Cinema de Lima (Peru) e, além disso, é co-fundador e director de programação do FILMADRID, festival internacional de cinema criado em 2015.

Kim Busch
Kim Busch trabalha no DOK Leipzig desde 2011, tendo ocupado diversas posições. Desde 2014 assume o cargo de coordenadora de programação e curadora do festival e colaborações em todo o mundo. Mestre em Media e Ciências de Comunicação, trabalhou para várias empresas de produção especializadas em filmes, documentários e ficção, um pouco por toda a Alemanha, e também para o Die Mitteldeutsche Medienförderung, fundo regional para media e cinema, em Leipzig.

Laurence Reymond
Laurence Reymond estudou cinema em Lyon e Paris. Entre 2003 e 2011, trabalhou para várias empresas de distribuição de filmes como a Ad Vitam ou a Le Pacte. Escreve regularmente críticas cinematográficas para diferentes publicações e websites. Em 2012 integrou a Quinzena de Realizadores em Cannes, como responsável pelas curtas-metragens. Foi coordenadora de programação do Festival du Nouveau Cinéma, em Montreal. É, desde 2015, membro do comité de selecção do Entrevues-Belfort, e consultora para o Festival de Cinéma de La Ville de Québec - FCVQ.

Pedro Borges
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Trabalhou como jornalista e critico de cinema entre 1983/90. Durante mais de quinze anos, foi responsável pela Atalanta Filmes, o mais importante distribuidor independente em Portugal, onde dirigiu a estreia de mais de quinhentos títulos, tendo também trabalhado no lançamento e programação de salas de cinema (em particular o Forum Picoas, o King, o Nimas e o Monumental) e na circulação internacional de filmes portugueses. Em Outubro de 2006 fundou a MIDAS Filmes.

Stoffel Debuysere
Stoffel Debuyere é investigador e curador no campo do cinema e das artes audiovisuais. A partir de Bruxelas, tem organizado múltiplos programas de cinema em colaboração com várias organizações e instituições. É director de programação do ciclo Courtisane e professor de estudos de cinema na Escola de Artes de Gante, onde concluiu recentemente um doutoramento com o projecto Figures of Dissent.

Competição Cinema Novo

Alejandra Jaña
Designer e consultora independente com enfoque editorial na área cultural. Co- fundadora do Atelier Martino&Jaña, desenvolveu, ao longo de 15 anos, inúmeros projectos para clientes como Nike (EUA), NBC (EUA), Museu de Serralves, Porto (2001), Guimarães (2012) Capital Europeia da Cultura, Centro Cultural Vila Flor, Câmara Municipal do Porto, entre outros. Foi docente na Escola Universitária das Artes de Coimbra e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2012 envolve-se na criação da We Came from Space, plataforma de investigação e partilha de conhecimento na área do design e da produção gráfica, da qual faz actualmente parte da direcção.

João Vasconcelos
Economista com mais de 15 anos de experiência em Marketing e Publicidade, trabalhou numa das Agências de Publicidade mais premiadas do mundo, a BBDO e num anunciante de referência, a Optimus, tendo-se dedicado à criação e desenvolvimento estratégico de marcas em diversos sectores de actividade, estudando e explorando nos últimos anos as novas ferramentas digitais e sociais. Em 2010 fundou a OSTV, projecto vencedor do Prémio Nacional das Indústrias Criativas e Leão em Cannes, 2012.

Nuno Coelho
Nuno Coelho é designer gráfico; docente e investigador na Universidade de Coimbra (UC). Doutorado em Arte Contemporânea pela UC, Master em Design e Produção Gráfica pela Universidade de Barcelona e Licenciado em Design de Comunicação e Arte Gráfica pela Universidade do Porto. Desenvolve regularmente projectos autorais na intersecção entre o Design e a Arte, levantando questões, na sua maioria, sobre temáticas sociais e políticas. Tem igualmente explorado questões de identidade e memória através da exploração de arquivos de antigas marcas comerciais portuguesas.

Arché

Daniel Blaufuks
Fotógrafo e cineasta, Daniel Blaufuks é um dos mais importantes artistas portugueses contemporâneos.

François Bonenfant
Estudou no INSAS (Bruxelas) e em Paris X e foi programador da Cinémathèque Française. Desde 2010, é diretor pedagógico de cinema e artes visuais da Le Fresnoy.

Laurence Reymond
Laurence Reymond estudou cinema em Lyon e Paris. Entre 2003 e 2011, trabalhou para várias empresas de distribuição de filmes como a Ad Vitam ou a Le Pacte.

Teenage

Academia Contemporânea do Espectáculo
Hugo Silva
Rodrigo Feiteira
Miguel Ribeiro
Ruben Meireles
Mariana Ferraz
Matilde Pereira

Escola Secundária Clara de Resende
Maria Ribeiro
Maria Russo
Mariana Pinto
Rita Magalhães  

Escola Artística e Profissional Árvore
Ana Carvalho
Tiago Mateus
Vitor Gonçalves 

Escola Artística de Soares dos Reis
Bárbara Sousa
Bernardo Carvalho
Leonor Teixeira
Maria Luís

EPROMAT
Bruno Seabra
Mariana Ribeiro

Colégio D. Dinis
Ana Xavier