PortoPostDoc

Europa 61: Um ciclo de portas abertas no Cinema Trindade

por Porto/Post/Doc / 23 04 2019


De 16 a 22 de maio, o Cinema Trindade, no Porto, acolhe uma semana de cinema europeu que visa refletir sobre a ideia de Europa entre duas datas de particular relevância para a União Europeia: no dia 9 de maio celebra-se o Dia da Europa e no dia 26 terão lugar eleições para o Parlamento Europeu, tudo isto tendo por pano de fundo uma das maiores crises enfrentadas pela União, o mais que provável Brexit.

A mostra, cujo título - Europa 61 - faz uma alusão indireta a um dos filmes de referência do cinema europeu, "Europa 51" de Roberto Rossellini, bem como ao aniversário da União Europeia, que celebra este ano 61 anos de existência (a Comunidade Económica Europeia entrou em vigor a 1 de janeiro de 1958), pretende comemorar a Europa enquanto identidade cultural, social e política através da exibição de 14 filmes, provenientes de 14 países diferentes (Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia) e todos eles importantes para a compreensão daquilo que é a Europa hoje. A Revolução Francesa, a II Guerra Mundial, a Primavera de Praga ou a atual crise de refugiados são alguns dos temas contemplados nesta programação.

A ideia partiu da Representação da Comissão Europeia em Portugal e da EUNIC-Portugal, rede constituída pelos institutos nacionais de cultura e por algumas embaixadas da União Europeia, que decidiram associar ao evento o Porto/Post/Doc e entregar a curadoria ao programador Carlos Nogueira, que resumiu as intenções do programa da seguinte forma: «o que se pretende é pôr o público a falar de Europa através, sobretudo, de um punhado de bons filmes».

A exibição de "Piazza Vittorio", documentário de Abel Ferrara, marca a abertura da mostra, que tem lugar no dia 16 de maio, às 19h00. O filme é um retrato contemporâneo da maior praça de Roma, coração da diversidade multicultural da cidade. Destaque ainda para a estreia no Porto de "A Valsa de Waldheim", filme de Ruth Beckermann, premiado no Festival de Berlim, que documenta a controvérsia sobre a participação e papel desempenhado no regime Nazi durante a II Guerra Mundial por Kurt Waldheim, antigo Secretário-Geral da ONU. O filme será exibido na sessão de encerramento, a 22 de maio, pelas 21h30.

A representar Portugal estará o documentário "Bostofrio, où le ciel rejoint la terre", de Paulo Carneiro, rodado em Boticas, Trás-os-Montes, no qual o realizador procura respostas a alguns temas proibidos sobre o seu passado familiar.

Às 14 longas-metragens, somam-se ainda duas sessões de curtas: a primeira exibe os filmes resultantes da iniciativa "EU and ME", realizados com base em ideias sugeridas por jovens através de telemóveis e selecionadas via concurso; e a outra apresenta uma seleção dos filmes nomeados para os prémios BAFTA (Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas) em 2018.

A Europa 61 - Semana de Cinema Europeu decorre entre 16 e 22 de maio de 2019, no Cinema Trindade, no Porto. Todas as sessões têm entrada gratuita.


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →