PortoPostDoc

Painel #3: Rever António Reis e Margarida Cordeiro

Painel #3: Rever António Reis e Margarida Cordeiro · Panel #3: Reviewing António Reis and Margarida Cordeiro

2018, PRT, 90'


Fórum do Real / Industry

30 Nov 2018 · TM Rivoli, Pequeno Auditório · 18H30


A aproximação ao realpode ser feita a partir de uma hibridez entre os registos da ficção e do documentário, da loucura e da sanidade mental, da história e da mitologia, da etnologia e da poesia, complementando-se na construção de novas realidades. O cinema de António Reis e Margarida Cordeiro foi pioneiro e ímpar nesta abertura aglutinadora e fez história. Este painel pretende não só pensar a cinematografia única da dupla como homenagear, pelo território afectivo, aquele que foi o seu mestre. Em suma, conversas e testemunhos na primeira pessoa sobre Reis / Cordeiro.

João Pedro Rodrigues
Um dos mais importantes realizadores do cinema português contemporâneo. Desde O Fantasma(2000) até O Ornitólogo(2016), a sua obra tem procurado dar destaque a personagens marginais, debatendo questões de género.

Manuel Mozos
Realizador e arquivista (no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento), Manuel Mozos tem explorado tanto a ficção (Ramiro, 2017) como o documentário (Ruínas, 2009).

Marta Mateus
Estudou filosofia na Universidade Nova de Lisboa e desenho e fotografia na Ar.Co. Trabalhou como actriz e assistente de realização. Farpões Baldios, o seu primeiro filme, obteve uma apreciável circulação internacional.

Regina Guimarães
Poetisa, cineasta, dramaturga, letrista e professora universitária. A sua actividade artística é múltipla e transversal, desde a música popular, passado pelo teatro e pelo cinema.

Moderação: Alexandra João Martins