Painel #2: Realizar imagens, produzir cinema

Painel #2: Realizar imagens, produzir cinema · Panel #2: Directing images, producing cinema

2018, PRT, 90'


Fórum do Real / Industry

28 Nov 2018 · TM Rivoli, Pequeno Auditório · 18H30


A discussão em torno do real e da ficção levanta questões profundas ao género documental, que tem vindo a ocupar várias plataformas comunicacionais, além das tradicionais salas de cinema e do pequeno ecrã. Neste painel, produtores e realizadores irão partilhar visões sobre o cinema nacional e, em português, procurar esboçar um estado da arte para este género cada vez mais hibridizado.

Paulo Branco
Uma das figuras mais importantes do cinema português das últimas décadas, sobretudo pela produção de grande parte dos cineastas maiores do nosso cinema, como Manoel de Oliveira, João César Monteiro ou Pedro Costa.

Pedro Pinho
Pedro Pinho estudou na Escola de Teatro e Cinema, em Lisboa e na Escola Louis Lumière, em Paris. Em 2017, apresentou A Fábrica de Nada, com grande sucesso internacional, um híbrido sobre as novas condições de trabalho em Portugal.

Cláudia Varejão
Estudou cinema na Academia Internacional de Cinema em São Paulo e no Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística. Tem já uma filmografia premiada, de que se destacam Um Dia Frioe Ama-San.

Matías Piñeiro
Nascido na Argentina em 1982, Matías Piñeiro estudou na Universidad del Cine em Buenos Aires, onde lecionou cinema e história do cinema. Trabalhou também como programador da Film Society. Em 2011, mudou-se para os EUA para realizar estudar na Universidade de Harvard, com uma bolsa do Radcliffe Institute, ao que se seguiu um mestrado em Belas Artes na Universidade de Nova Iorque.

Moderação: Daniel Ribas