PortoPostDoc

Painel #1: Pensar as ficções do real

Painel #1: Pensar as ficções do real · Panel #1: Thinking the Fictions of the Real

2018, PRT, 90', M12


Fórum do Real / Industry

27 Nov 2018 · TM Rivoli, Pequeno Auditório · 18H30


A ficção não é exclusiva do cinema e a literatura de Homero produz imagens em movimento há quase 3 mil anos, partindo de descrições imaginárias de objectos reais. Pensemos no escudo que está na origem da Odisseia. Mas seria uma ficção do real? Será toda a ficção uma ficção do real? Sendo o cinema, ontologicamente, uma realidade segunda, procuraremos neste debate balizar as fronteiras da realidade e da ficção na contemporaneidade das imagens em movimento.

Stoffel Debuysere
Investigador e curador no campo do cinema e das artes audiovisuais. É director de programação do Courtisane e professor da Escola de Artes de Gante.

Raymond Bellour
Académico e escritor, Raymond Bellour é uma das figuras mais importantes dos estudos de cinema, com bibliografia considerável sobre a “análise de filmes”. É director de investigação do Centre national de la recherche scientifique.

Javier H. Estrada
Crítico de cinema, programador e professor, Javier H. Estrada é programador do Festival Internacional de Cinema de Lima (Peru) e co-fundador e director de programação do FILMADRID.

José Bragança de Miranda
Investigador, ensaísta e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem obra publicada nas áreas de comunicação e cultura, cibercultura e estudo dos media.

Moderação: Luís Lima