Com vista a descobrir jovens talentos, o Cinema Novo reúne um grupo de curtas-metragens realizadas por estudantes portugueses ou por estudantes de instituições portuguesas de ensino superior, numa montra anual daquilo que melhor se faz nas escolas de cinema. Este programa conta com o apoio do Canal 180.
COMPETIÇÃO CINEMA NOVO 2023
And What Now?
Dominika Kováčová (FBAUL), Portugal, DOC, 2023, 7’
Através de imagens abstractas, somos sujeitos à experiência emocional do amor de um indivíduo. And What Now? procura captar a euforia e a ansiedade, a felicidade e a tristeza do encontro entre duas pessoas.
Fantasma
Vasco Viana, Siddesh Shetty (FAMU), República Checa, Portugal, 2023,FIC, 8’
O fantasma de uma jovem mãe, perdida no mundo dos humanos, parte numa viagem em busca de redenção. No seu caminho, recorda-se dos momentos que passou com o seu filho.
Tenho Medo do Fim das Coisas
Nicole Noia (ESMAD), Portugal, DOC, 2023, 37’
Recorrendo a memórias e arquivos de família, a realizadora conta a história do seu tio-avô Fernando, que viveu grande parte da sua vida como comerciante em São Tomé de Negrelos, Santo Tirso. Mas como irá ele morrer?
Cura
Francisca Dores (Escola das Artes – UCP), Portugal, 2023, DOC, 5’
Num fragmento de resina há um microcosmos: folhas de eucalipto fossilizadas, uma natureza-morta suspensa, espectros de um mundo passado, sons de Cura.
Rubab
Marta Vaz (ESTC), Portugal, 2023, DOC, 18’
Desde que os Talibã tomaram o poder no Afeganistão, a música foi banida no país. A única escola de música de Cabul refugiou-se em Lisboa e cem dos seus alunos foram recebidos no Conservatório Nacional. Este é o retrato da sua adaptação.
Litoral
Francisco Dias (Escola das Artes – UCP), Portugal, 2023, FIC, 13’
Um bloco de prédios erguidos sobre a linha da costa é ameaçado pela erosão costeira. Dois vizinhos, forçados a abandonar o seu sonho de viver junto à praia, ponderam recomeçar noutro lugar.
A Espécie Entre a Memória e o Devaneio
Ricardo Mineiro (IPLeiria – ESAD), Portugal, 2023, DOC, 20’
Uma docuficção onde os sons e as imagens se entrelaçam para explorar o mundo emocional e imaterial de cinco pessoas que estão a atravessar a fase de transição entre a adolescência e a idade adulta, cheia de reminiscências, ambiguidades e devaneios.
Défilement
Francisca Miranda (FBAUP), Portugal, 2023, DOC, 12’
Daniela transporta-nos pelas imagens mais alegres do seu álbum de família, as fotografias dos aniversários. É através dessas imagens que nos revela os seus desejos e frustrações mais profundos e os dos seus familiares mais próximos.
Até Que Tenha Fôlego
Catarina Couto Gonçalves (DOC Nomads), Portugal, 2023, DOC, 15’
Um retrato da vida de Vitória, uma mulher que vive numa família composta apenas por mulheres. A sua ligação a Deus uniu-as, mas a sua ligação vai muito para além disso. À medida que Vitória chega aos seus últimos anos, as suas irmãs acompanham-na numa vida de quietude e comunidade.
Driving Nowhere
Marco Pereira Campos (ESCAC), Espanha, Portugal, 2023, DOC, 15’
Driving Nowhere é, na sua essência, um road movie que explora a sinergia da música hardcore e da dança, ressoando com emoções de alienação e desafio.
Entre Rios
Yohanan Khodr (ESAP), Portugal, Brasil, 2023, DOC, 15’
Re-imaginando Noite Vazia (1964), de Walter Hugo Khouri, Entre Rios é uma análise introspectiva da viagem de um jovem do Nordeste brasileiro para São Paulo. Um filme em que o tempo e o espaço ficam em suspenso.
Memórias de Pau-Preto e Marfim
Inês Costa (FBAUL), Portugal, 2023, DOC, 16’
O cinema de animação junta-se aos arquivos familiares e através das vozes dos avós da realizadora (da avó materna e do avô paterno) recorda-se a ditadura, a guerra e o passado colonial português. Histórias que se libertam das narrativas dominantes sobre a identidade nacional.