A 1.ª edição do 180 Media Academy conta com um programa que procura reflectir sobre novos formatos media como abordagem a novos temas.
180 Media Academy é um programa de formação complementar para estudantes e jovens profissionais do setor media e audiovisual, que procura explorar os novos paradigmas da produção contemporânea.
O desenvolvimento das plataformas digitais fez disparar a procura de conteúdos audiovisuais e esta nova fase é caracterizada pela diversidade de formatos e uma forte influência em todo o ecossistema de produção, com a criação de um circuito paralelo às produções orientadas para festivais de cinema.
Com uma programação mais editorial do que técnica, oferece uma perspetiva multidisciplinar e de amplo alcance, abrindo a discussão de novos temas, discursos e tendências que estão a marcar o mundo este ano, e que continuarão a fazê-lo durante a próxima década. Queremos debater novas formas de contar histórias que tenham impacto na sociedade. Uma vez que as atuais narrativas disruptivas requerem formas inovadoras de apresentação, olhar para novos tópicos é também olhar para a forma como estes se manifestam através de formatos para além dos cenários cinematográficos tradicionais, em diferentes plataformas e meios de distribuição.
O programa decorre online, entre os dias 24 e 27 de novembro de 2020 com uma série de masterclasses, conferências, projeções e desenvolvimento de projetos.
Suzanne Tromp (WePresent), Thomas Gorton (Dazed Media), Helen Job (TCOLab) and Amar Ediriwira (Boiler Room 4:3), Jon Uriarte (Photographer's Gallery), Le Ranso (Vampire Films), Diogo ‘Gazela’ Carvalho (Filmmaker) e Wouter Jansen (Square Eyes) são algumas figuras já confirmadas para Masterclasses, Talks e Desenvolvimento de Projectos.
O 180 Media Academy resulta de uma colaboração entre o Canal180 e o festival Porto/Post/Doc - Film & Media Festival.
Toda a informação e compra de bilhetes em academy.180.pt e no Instagram do Canal180.