Porto/Post/Doc – Film & Media Festival fará retrospectiva integral de António Reis e Margarida Cordeiro. O ciclo integrará a projecção de todos os filmes dos cineastas, apresentando uma versão restaurada e digitalizada de uma obra maior do cinema português: "Trás-os-Montes". A complementar a programação especial, um painel de conversas que, integrando figuras ligadas ao cinema, academia e jornalismo, revisita o trabalho dos realizadores.
A quinta edição do festival portuense dedicado ao cinema do real acontece entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro, voltando a ocupar Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Maus Hábitos e Escola das Artes - UCP.
Simultaneamente poética e política, realista e lírica, etnográfica e expressiva, a obra de António Reis e Margarida Cordeiro tem um lugar absolutamente singular na história do cinema português, levantando várias problemáticas como a temporalidade, a memória colectiva, a paisagem e o território. No Porto serão exibidos: "Jaime" (1974), "Trás-os-Montes" (1976), "Ana" (1985) e "Rosa de Areia" (1989), num programa que reafirma a importância do seu trabalho no contexto de um país entregue à ditadura e questiona a forma como o seu trabalho viria a influenciar aquilo que é, hoje, o cinema português. Esta retrospectiva é realizada em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.
Dedicado ao tema Ficções do Real, o seminário Fórum do Real incluirá ainda um painel exclusivamente dedicado à obra da dupla de cineastas. "Rever Reis e Cordeiro". Nesta edição, o fórum propõe um debate em torno dos cruzamentos entre os registos da ficção e do documental.
Paralelamente, o Porto/Post/Doc promove também um workshop orientado pela investigadora e realizadora britânica Laura Mulvey. Com inscrições até ao final de Setembro, o workshop teórico com duração de três dias (27, 28 e 29 de Novembro) terá como foco principal as questões de género no cinema, estudadas por Mulvey há já vários anos.