O festival deste ano destaca o cruzamento de disciplinas artísticas, proporcionando ao público experiências inovadoras que combinam cinema, música, artes visuais e realidade virtual.
Inserido no programa temático A Europa não existe, eu estive lá, o filme A Paixão de Joana D'Arc, de Carl Theodor Dreyer, será exibido em formato cine-concerto com uma criação sonora original do músico e produtor Alex Fx. Este projeto, que nasce de um desejo antigo do artista, não procura "criar uma linguagem musical totalmente disruptiva com a época em que a ação decorre,” explica Alex Fx, mas sim explorar “uma simbiose de instrumentos clássicos e eletrónicos, oferecendo uma nova perspetiva sónica ao monumento visual que Carl Dreyer criou.” O cine-concerto acontece a 29 de novembro, pelas 21:30, no Passos Manuel.
Em sintonia com esta abordagem interdisciplinar, o festival organiza, em conjunto com a exposição Engawa no Centro de Arte Moderna - Fundação Calouste Gulbenkian, dois programas de cinema que exploram o impulso documental na imagem em movimento dos artistas japoneses. Este programa apresenta o trabalho de três artistas proeminentes da arte contemporânea japonesa - Yu Araki, Chikako Yamashiro e Kaori Oda - que utilizam o filme e o vídeo para explorar a memória coletiva do Japão e a sua identidade cultural, muitas vezes forjadas através de interações com outras nações, incluindo Portugal. Viajando por cenários que vão de cavernas em Okinawa a hipódromos em Hokkaido, o programa destaca que o documentário continua a ser uma expressão essencial no cinema de artistas japoneses. Julian Ross, curador do programa de cinema Engawa, estará presente, juntamente com Yu Araki, para partilhar insights sobre estas obras singulares. Sessões a terem lugar nos dias 28 e 29 de novembro, pelas 17:00 e as 17:15, no Batalha Centro de Cinema - Sala 2.
Como parte da programação, o festival apresenta ainda Liminal Spaces, uma experiência interativa de realidade virtual que mergulha o espectador numa dimensão onírica e solitária. Ao longo desta jornada, uma personagem misteriosa, presa nesta realidade alternativa, solicita a ajuda do participante para escapar, proporcionando uma reflexão profunda sobre o isolamento e o encontro. Uma experiência a ter lugar no dia 26 de novembro, pelas 15:00, no Passos Manuel.
O festival exibe ainda Preemptive Listening, de Aura Satz, um documentário experimental que convida o público a refletir sobre o papel dos alertas e sirenes num contexto de desastres ecológicos e tensões políticas globais. Com mais de 20 músicos contemporâneos a criar composições de sirenes, o filme levanta questões sobre a necessidade de os alarmes serem disruptivos e a importância de pensar em alternativas sonoras para emergências.