PortoPostDoc

Porto/Post/Doc lança programa de mentoria para críticos/escritores de cinema

por Porto/Post/Doc / 25 07 2023


O Critics Lab, que decorrerá durante a 10ª edição do festival, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de uma nova geração de críticos, em linha com o objetivo de incentivar a participação de autores emergentes ligados ao cinema.

Os participantes serão convidados a participar em debates e painéis com críticos de cinema e cineastas consagrados, durante os dias do festival, dando-lhes a oportunidade de experimentar a convivência com uma comunidade de ideias que alimentará a sua crítica no futuro.

O processo de seleção é feito através de um convite aberto. Os candidatos serão convidados a apresentar uma amostra do seu trabalho. Aberto a candidatos de todas as áreas, com interesse pelo cinema e por outras artes, bem como com vontade de aprofundar o conhecimento sobre como escrever sobre cinema e refletir sobre ele de um ponto de vista crítico.

A coordenação do workshop de crítica será feita por Christopher Small e Ricardo Vieira Lisboa. Estão convidados ainda os críticos Ella Bittencourt, Leo Goldsmith e Olivia Cooper-Hadjian. A coordenação do projeto está entregue a Joana Gusmão. 

O Porto/Post/Doc estabeleceu uma parceria com o P3 | Público para a publicação dos textos produzidos no laboratório. A publicação dos mesmos está sujeita aos critérios editoriais do P3.

PERFIL DO CANDIDATO
• Idade requerida: 18 a 35 anos;
• Fluente em inglês falado e escrito;
• Apaixonado por cinema e desejoso de se envolver com outros participantes na exploração de abordagens inovadoras à escrita e discussão de cinema;
• Paixão comprovada por escrever sobre cinema e outras artes.

DATAS
• Open Call: 25 de julho de 2023;
• Deadline: 31 de agosto de 2023;
• Resultados: 28 de setembro de 2023;
• Duração do laboratório: 18 a 25 de novembro - Os candidatos devem ter disponibilidade para participar presencialmente durante estas datas.

O FESTIVAL OFERECE (*)
• Alojamento de 18 a 25 de novembro por 7 noites (para residentes de zonas fora da Área Metropolitana do Porto);
• Acreditação que dá acesso a todas as secções oficiais do Festival;
• Participação no programa de encontros e workshops organizados pelo Laboratório da Crítica;
• Acesso a eventos de networking e festas durante o Festival.

(*) As deslocações de e para o Festival não estão incluídas. Cada participante é responsável pela sua própria deslocação.

COORDENADORES DO WORKSHOP
Christopher Small (inglês), Ricardo Vieira Lisboa (português).

CRÍTICOS CONVIDADOS
Ela Bittencourt, Leo Goldsmith e Olivia Cooper-Hadjian.

GESTOR DE PROJECTO
Joana Gusmão.

COMO PROCEDER À CANDIDATURA
Será pedido aos interessados que submetam dois exemplos de peças escritas (máximo de 3000 palavras) sobre um filme (crítica ou ensaio, publicado ou não publicado, entrevistas não serão aceites), assim como uma carta de motivação, um CV resumido e uma foto de identificação. Toda a documentação deve ser submetida em inglês.

Para mais informações, por favor envie-nos um e-mail para joana.gusmao@portopostdoc.com - Joana Gusmão, Coordenadora do Laboratório de Crítica.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE

eventival black submit

 BIOGRAFIAS

CHRISTOPHER SMALL é escritor, curador e cineasta e vive em Praga, na República Checa. Anteriormente membro do Sheffield DocFest, onde fez parte do Comité de Seleção e programou a retrospetiva de 2020, é atualmente curador da plataforma Doc Alliance, a associação de 7 festivais europeus de documentário, e da sua plataforma VOD DAFilms.com. É também diretor da Academia de Críticos do Festival de Cinema de Locarno. É também cofundador e editor da Outskirts Film Magazine, uma revista impressa bianual sobre cinema, e curador do Kino Petrohradská em Praga. O seu primeiro filme, Communists! teve a sua estreia mundial na Competição Oficial Internacional na 22ª edição do BAFICI em 2021. Christopher é ex-aluno da Berlinale Talents e membro da Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI).

RICARDO VIEIRA LISBOA é Mestre pela Escola Superior de Teatro e Cinema em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico, na área de Realização e Dramaturgia, e Mestre pelo Instituto Superior Técnico em Matemática Aplicada e Programação Informática. Em 2013 iniciou uma colaboração com o festival IndieLisboa, tendo assumido funções de programação, produção de conteúdos, organização de conferências e promoção de sessões. É programador de cinema, tendo trabalhado na Casa do Cinema Manoel de Oliveira, Fundação de Serralves, entre 2019 e 2023, e na Cinemateca Portuguesa, desde 2023. Como crítico de cinema, escreve para o site À pala de Walsh, que co-fundou em 2012. Integra a equipa do Porto / Post / Doc como editor de conteúdos desde 2021.

ELA BITTENCOURT é escritora, jornalista e crítica de cinema radicada no Brasil. Tem um mestrado em Gestão de Arte e Escrita Criativa, ambos pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Já publicou em diversas revistas internacionais, incluindo Artforum, Frieze, New York Review of Books, Sight & Sound e Vulture. Bittencourt é consultora da Giornate degli Autori (Festival de Veneza) e do IDFA (International Documentary Film Festival Amsterdam). Foi curadora de sessões no True / False Film Festival, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Instituto Moreira Salles e no Museum of Moving Image, em Nova Iorque.

LEO GOLDSMITH é escritor, professor e curador e vive em Brooklyn, Nova Iorque. O seu trabalho pode ser encontrado em publicações como 4Columns, Film Comment, e-flux Criticism e The Brooklyn Rail, cuja secção de cinema co-editou de 2011 a 2017. O seu próximo livro sobre as práticas documentais radicais do cineasta britânico Peter Watkins foi galardoado com uma Bolsa de Escritores de Artes da Creative Capital e da Fundação Warhol em 2015. É professor assistente de Cultura e Media no Eugene Lang College, The New School, e é consultor da equipa de programação do New York Film Festival.

OLIVIA COOPER-HADJIAN participou na organização e na curadoria de vários festivais de cinema em França desde 2008, incluindo o Festival des cinémas différents de Paris e os États généraux du film documentaire em Lussas. Faz parte do comité de seleção do Cinéma du réel desde 2014 e é responsável pela programação das competições desde 2017. Em 2020, foi uma das curadoras convidadas da primeira edição do Festival de Cinema Villa Medici, em Roma. É também programadora da plataforma de documentários criativos Tënk. Como crítica de cinema, colaborou com a revista online Critikat entre 2011 e 2020. Desde 2020, escreve para a publicação Cahiers du cinéma e é membro do seu conselho de redação. Trabalhou também como tradutora de ensaios e filmes de inglês para francês.

JOANA GUSMÃO  estudou Línguas e Literaturas Modernas na Universidade do Porto e concluiu o Mestrado em Estudos de Texto e Performance na Royal Academy of Dramatic Art/King's College, Londres. Frequentou também o Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico na Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL. Trabalhou como coordenadora de produção na Terratreme Filmes e, em 2014, fundou a produtora Primeira Idade com Pedro Fernandes Duarte, onde produziu o multipremiado filme A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos (vencedor do Prémio FIPRESCI na Berlinale em 2020) entre outros filmes. Começou a colaborar com o Doclisboa - Festival Internacional de Cinema em 2015 em direcção de produção e produção executiva, tendo co-dirigido o festival entre 2020 e 2021. Atualmente trabalha como produtora de cinema, e como programadora, e coordenadora de publicações no festival Porto/Post/Doc.


Tags: / /
Partilhar: Facebook / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →