PortoPostDoc

Microcosmos: Le Peuple de L’herbe

Microcosmos: O Povo da Erva · Microcosmos: The Grass People

Claude Nuridsany, Marie Pérennou

1996, FRA, CHE, 75', M6


School Trip 2022

26 Nov 2022 · Casa Comum - Reitoria UP · 15H00


Uma hora e quinze minutos num planeta desconhecido: a Terra redescoberta à escala de um centímetro. Nela descobrem-se os habitantes (criaturas fantásticas, insectos e outros animais de erva e água) e as paisagens (florestas impenetráveis, tufos de relva ou gotas de orvalho tão grandes como balões). Um país onde os animais sabem andar sobre a água, como andar de cabeça para baixo ou cair cem vezes sem se magoar, usando a resistência do ar para travar... Neste mundo, o tempo anda mais depressa, cada dia tem apenas uma hora e uma estação passa num só dia. Uma viagem a partir do interior, como se o espectador tivesse o tamanho de um insecto. A participação implica inscrição através do email: melanie@portopostdoc.com.

O atelier Microcosmos propõe que famílias se juntem numa sessão descontraída onde cinema e criação acontecem em simultâneo. Vão descobrir em conjunto o planeta dos mais pequenos bichos que vivem entre nós, os insectos, na erva e nas poças de água, enquanto esboçam, criam, inventam em conjunto um cenário de desenhos, molduras e criaturas fantásticas.

O atelier tem entrada gratuita e é destinado a crianças maiores de 6 anos. Será orientado com Inês Azevedo e Joana Mateus, da Casa da Imagem da Fundação Manuel Leão, um centro artístico e educativo, onde a literacia das imagens pode ser aprendida e explorada pela comunidade.