Identificar, estranhar, reconhecer ou conquistar: a identidade dá que pensar. E é para isso que nos encontramos nesta mesa com uma filósofa, um ensaísta e uma cineasta que dedicaram parte substancial da sua obra a questionar, directa ou indirectamente, as identidades. Falamos de questões estéticas, como a percepção da diversidade do mundo e de quem o povoa, como falamos de questões éticas, políticas, discursivas e psíquicas. A literatura, o cinema e a filosofia estarão em primeiro plano para descascar este conceito tão intrincado, num diálogo extensível às perguntas da plateia. Bilhetes de identidade não serão solicitados à entrada.
António Guerreiro (ensaísta)
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, António Guerreiro é cronista do jornal Público e editor da revista de pensamento e cultura contemporânea Electra. Enquanto ensaísta, tem artigos publicados sobre literatura (sobretudo, poesia contemporânea), arte e cultura em revistas especializadas e volumes colectivos. Walter Benjamin e Aby Warburg são os autores a que tem dedicado nos últimos anos o seu trabalho de investigação.
Marie-José Mondzain (filósofa)
Marie-José Mondzain é filósofa, directora de investigação no Centre National de la Recherche Scientifique, em Paris, e uma das figuras maiores do pensamento contemporâneo. Com contribuições em diversas plataformas culturais e políticas, a autora é uma erudita das teorias da imagem que analisa tanto simbolicamente desde as origens do homem até à maior actualidade, contribuído para o debate vital sobre o seu poder persuasivo, articulando o campo da estética com as maiores preocupações éticas dos nossos dias. Entre as suas obras mais recentes, destacam-se A Imagem pode matar? e Homo-Spectator – ver: fazer ver (ambas traduzidas em português).
Valérie Massadian (realizadora)
Valérie Massadian é uma fotógrafa e cineasta franco-arménia. Da sua experiência em fotografia herdou a liberdade e o rigor do cara-a-cara para o cinema. O seu trabalho foca-se sobretudo em personagens femininas e na sua animalidade, sobre o modo como estas se relacionam com o mundo e a natureza. Os filmes de Massadian foram premiados em múltiplos festivais internacionais reconhecidos como Locarno, Doclisboa, Entrevue ou FICUNAM.
Moderação: Luís Lima
Entrada livre