Num tempo em que se torna imperativo pensar o território nas suas múltiplas dimensões – geográfica, afectiva, comunitária –, emerge a necessidade de reflectir sobre o binómio natureza e técnica. Tomando os filmes de Ben Rivers como mote, onde, a partir de alusões ao tempo, à memória e à extinção, se explora o impacto da humanidade no passado, presente e futuro da Terra, iniciar-se-á uma conversa sobre os modos como as diferentes práticas disciplinares podem contribuir para compreender os fenómenos contemporâneos relacionados com territórios e comunidades.
Álvaro Domingues (geógrafo)
Álvaro Domingues é geógrafo e professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde também é investigador no CEAU-Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo. Para além das suas funções docentes, publica com regularidade sobre temáticas relacionadas com a geografia urbana, o urbanismo e a paisagem.
Ben Rivers (realizador)
Ben Rivers é um artista e cineasta experimental sediado em Londres. O seu trabalho tem sido exibido em muitos festivais de cinema e galerias um pouco por todo o mundo, onde tem conquistado vários prémios. O trabalho de Rivers abrange temáticas tão diversas como a exploração de territórios desconhecidos à natureza selvagem a retratos sinceros e íntimos de assuntos do quotidiano.
Susana de Matos Viegas (antropóloga)
Susana de Matos Viegas é antropóloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É doutorada em Antropologia pela Universidade de Coimbra, onde foi docente entre 1989 e 2006. Tem como interesses de pesquisa os estudos ameríndios (principalmente Tupi), pessoa, parentesco e género, experiência vivida e suas historicidades.
Moderação: Rita Morais
Entrada livre