PortoPostDoc

Palmarés Porto/Post/Doc 2025

por Porto/Post/Doc / 30 11 2025


Grande Prémio Vicente Pinto Abreu 
Para melhor filme da Competição Internacional.

"Short Summer", Nastia Korkia

O júri gostaria de começar por destacar a qualidade da seleção que tivemos o privilégio de ver e de agradecer à equipa de programação do festival por isso. Gostaríamos igualmente de salientar que a decisão que aqui partilhamos hoje foi unânime. O júri da Competição Internacional decidiu atribuir o Grande Prémio Vicente Pinto Abreu a um filme que convoca a poesia, o simbolismo e a magia na construção de uma infância que transcende a materialidade da imagem e dos elementos. O filme surpreende e comove, ao mesmo tempo que incute temor. A narrativa decorre numa geografia marcada pela guerra, enquanto o mundo em redor da personagem desaba no vazio.

Prémio Human Rights In Motion
Para o filme que melhor promova os valores dos direitos humanos, liberdade e democracia.

"Rule of Stone", Danae Elon

Enquanto Júri de Direitos Humanos, a decisão não foi fácil. A qualidade geral da seleção foi notável. Contudo, um filme distinguiu-se pelo olhar surpreendente e audacioso com que revela o poder oculto da arquitectura e os meios inesperados de manipulação que moldam uma paisagem urbana. A sua narrativa, magistralmente construída, mostra como a ideologia pode sobrepor-se aos direitos humanos e como criadores bem-intencionados podem ser instrumentalizados, com consequências duradouras. O filme desafia-nos a pensar de forma diferente, a olhar mais fundo e a reconhecer as forças políticas em jogo.

Prémio Spautores – Cinema Falado
Para melhor filme da Competição Cinema Falado. 

"A Última Colheita", Nuno Boaventura Miranda.


Uma obra que abrange histórias individuais, coletivas e culturais da colonização e suas consequências. Exemplarmente montado, com uma fotografia magnífica e um inteligente e apropriado uso do som, lida com os temas do pesar, das memórias e do passado - tão longe mas tão perto - com sensibilidade e profundidade.


Prémio Competição Internacional De Médias E Curtas-Metragens
Para melhor filme da Competição Internacional de Médias e Curtas-Metragens. 


"Just Sea", Franziska von Stenglin 

Este filme é uma reflexão poética sobre a natureza e o doloroso declínio da biodiversidade marinha. Através de imagens marcantes e evocativas, mergulha o espectador no mundo de Salvo, um pescador comovente e autêntico, cuja vida personifica os modos tradicionais de pesca. Repleto de melancolia e poesia, o filme transmite uma atmosfera poderosa, refletindo um profundo envolvimento com o mundo natural e uma visão de cinema aprendida diretamente da própria natureza.

Prémio do Público Transmission 
Para melhor filme da secção Transmission em competição, escolhido pelo público. 

"Orlando Pantera", Catarina Alves Costa

Prémio Cinema Novo Canal180
Para melhor filme da Competição Cinema Novo. 

"Num Sopro", Catarina Couto Gonçalves

A linguagem da respiração conduz uma paisagem sonora envolvente neste filme comovente. Através de uma cinematografia a preto e branco habilmente trabalhada, conta uma história tocante sobre a luta e a resiliência de uma jovem patinadora ambiciosa. Confiando inteiramente na imagem e no som, transmite de forma eficaz a sua mensagem, sem parcialidade nem juízo.

Menção Honrosa

"Closer to Animal", Afonso Gil Mendes Branco.

Ao retratar a vida precária de uma jovem artista, a opção da realizadora por uma estética lo-fi e DIY contribui para uma narrativa estimulante, que culmina em momentos poderosos de dança expressiva e emocional.

Prémio MAD MAD Award
Para um/a realizador/a da Competição Cinema Novo.

"Num Sopro", Catarina Couto Gonçalves

Prémio Júri Jovem 
Para melhor filme escolhido entre as várias secções do programa, a eleger pelo Júri Jovem, composto por estudantes.

"Short Summer", Nastia Korkia

Pela forma como a realizadora decide abordar questões contemporâneas delicadas através do olhar ingênuo da protagonista principal, uma criança de oito anos, conseguindo assim deixar, ao longo do filme, questões em aberto que levam o espectador a refletir sobre o contexto no qual ela está inserida e sentir inquietação sobre esse mesmo; assim como pela poesia visual conseguida através da aposta numa luz mais naturalista e num ritmo narrativo imersivo.

Prémio Working Class Heroes Filmaporto - film commission e Fundación "la Caixa"/CaixaForum+
Prémio para melhor projeto apresentado no âmbito da bolsa Working Class Heroes. 

"Vigília", Elena López Riera.

O projeto selecionado situa-se numa interseção marcante entre realidades da classe trabalhadora, as escolhas estilísticas da realizadora e uma abordagem renovada que combina ficção e documentário. Enraizado na história do Porto, envolve-se de forma ponderada com narrativas LGBTQ e histórias marginalizadas, refletindo o compromisso do programa com o cinema enquanto ferramenta de reflexão poética e política, e de construção de comunidade.


Tags:
Partilhar: Facebook / X / Linkedin
← Notícia anterior Próxima notícia →