COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Grande Prémio Vicente Pinto Abreu
Bogancloch, de Ben Rivers
Declaração do Júri:
No modo como supera a habitual distinção de sentidos na nossa relação no mundo com as imagens, sons e palavras, o filme envolve-nos numa textura material de coexistência. Gentil e generosamente.
"Ah, Liberdade!"
Quando no final do filme a câmara parte da Terra, então eventualmente reconhecemos um plano comum, cuja continuidade reside além das nossas costumeiras concepções de aqui e lá, do eu e do outro.
Um filme que não é sobre mas com.
CINEMA FALADO
Prémio SPAutores
Espiral em Ressonância, de Filipa César e Marinho de Pina
Declaração do Júri:
A ‘Luta ca caba inda - a luta ainda não acabou, o filme é uma "zona libertada" onde o tempo se desenrola em espiral, materializando a possibilidade de reconciliar memória e imaginação, história e utopia. Usando o motivo do círculo para fomentar ideias e misturando arquivos e legendas, o filme cria uma passagem entre um período de fervor militante e o presente, promovendo a partilha e a transmissão de conhecimento enquanto constrói uma nova comunidade através do cinema.
Menção Honrosa – Cinema Falado
As Noites Ainda Cheiram a Pólvora, de Inadelso Cossa
Declaração do Júri:
O filme inicia uma conversa urgente e necessariamente longa sobre a guerra civil em Moçambique e as feridas ainda abertas que permanecem. Hoje, enquanto a sociedade moçambicana volta a debater o seu futuro político nas ruas, este belo filme torna-se indispensável.
CINEMA NOVO
Prémio Canal180
Uma Crosta de Ferro, de Vasco Barbedo
Declaração do Júri:
É o filme que evidencia o gesto de realização mais forte. O filme apresenta uma forma cinematográfica original em prol de uma visão precisa sobre a classe trabalhadora no Portugal de hoje.
TRANSMISSION
Teaches of Peaches, de Philipp Fussenegger e Judy Landkammer
Declaração do Júri:
Este documentário é um retrato honesto de uma artista e da sua luta para se manter relevante, duas décadas depois do lançamento do seu primeiro disco. O filme retrata a sua resiliência e perseverança enquanto artista e performer.
WORKING CLASS HEROES
Prémio Working Class Heroes by filmaporto — film commission and Fundación "la Caixa"/ CaixaForum+
A Cidade e os seus Mapas, de Alexandra Guimarães e Gonçalo L. Almeida
Declaração do Júri:
Pela corajosa ambição de desvendar os complexos poderes invisíveis que remodelam tanto as nossas vidas quanto a cidade. O filme é um ato de resistência que traz à tona a consciencialização sobre uma nova classe de trabalhadores explorados na era digital.
PRÉMIO JOVEM
Viagem a Gaza, de Piero Usberti
Declaração do Júri:
Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer pela oportunidade de fazer parte do júri desta edição do Porto/Post/Doc.
Após um intenso debate em torno do conjunto de filmes proposto, e embora a escolha não tenha sido fácil, o filme vencedor destaca-se pela relação que consegue estabelecer com o espectador.
As escolhas do realizador justificam esse sentimento, baseando-se na proximidade alcançada pela câmara, que desfoca a linha entre personagem e público. Ao longo desses 63 minutos, mesmo sem pertencer àquele lugar, empatizamos com aquela comunidade, e a sua luta torna-se intrinsecamente nossa.