É um dos temas que marca a vida e dia-a-dia cultural do Porto: o futuro do Centro Comercial STOP, espaço de ensaio e de incubação da música portuense há mais de duas décadas. Com realização de Jorge Quintela, Stop. Salas de ensaio para um materialismo histórico explora a transformação do espaço ao longo das décadas, enquadrando a sua história na crítica materialista proposta por Walter Benjamin no seu Livro das Passagens. O filme acompanha também o despejo policial do Centro Comercial em Julho de 2023, altura em que foram clausuradas as salas de ensaio. Desde então, paira a incerteza sobre o futuro de um dos últimos espaços de resistência da cena artística independente do Porto.
Também em estreia nacional o novo filme de Petra Costa, Apocalipse nos Trópicos, que abrirá o Porto/Post/Doc no dia 22 de novembro, pelas 21:15, no Batalha - Centro de Cinema. Nesta nova longa metragem a realizadora brasileira expõe a interseção alarmante entre religião e política no Brasil, revelando a forma como o movimento evangélico desempenhou um papel crucial na ascensão de Jair Bolsonaro à presidência. O filme oferece uma visão inédita dos bastidores do poder, acompanhando figuras como o presidente Lula, o ex-presidente Bolsonaro e o influente televangelista Silas Malafaia; mostrando a crescente influência dos líderes religiosos na política brasileira e a forma como a sua visão sobre o fim dos tempos molda as suas estratégias e decisões.
Ernest Cole, fotógrafo sul-africano, foi o primeiro a documentar e revelar as brutais realidades do apartheid. O seu livro, House of Bondage, publicado em 1967, capturou de forma vívida as injustiças sofridas pelos sul-africanos negros sob o regime de segregação. As imagens que retratam o trabalho forçado, a segregação e a opressão, levaram Cole ao exílio. Forçado a fugir para Nova Iorque e depois para a Europa, onde viria a morrer, impossibilitado de regressar à África do Sul. Raoul Peck retrata, em Ernest Cole: Lost and Found, as suas lutas emocionais e artísticas, assim como a sua raiva perante o silêncio ou cumplicidade do mundo ocidental face às atrocidades do apartheid. Uma história de coragem e dedicação artística, onde a fotografia se assume como uma ferramenta de verdade e resistência.
As sessões especiais da edição 2024 do Porto/Post/Doc integram ainda a Ken Jacobs - From Orchard Street To The Museum Of Modern Art, um filme que traça um retrato de uma das mais impressionantes personalidades do cinema experimental. O nova-iorquino Ken Jacobs fala da sua vida e obra através de numerosos excertos de filmes e espectáculos projectados nos ecrãs desde 1955.
O Porto/Post/Doc regressa ao Porto entre os dias 22 e 30 de novembro, tendo como espaços centrais o Batalha - Centro de Cinema, o Passos Manuel, o Planetário do Porto e a Casa Comum - Reitoria da UP.
Apocalipse nos Trópicos, Petra Costa
Brasil, EUA, Dinamarca, 2024, DOC, 110'
Ernest Cole: Lost and Found, Raoul Peck
França, EUA, 2023, DOC, 106'
Ken Jacobs - From Orchard Street To The Museum Of Modern Art, Fred Riedel
EUA, 2024, DOC, 98'
Stop. Salas de ensaio para um materialismo histórico, Jorge Quintela
Portugal, DOC, 20'