PortoPostDoc

Palmarés Porto/Post/Doc 2023

por Porto/Post/Doc / 25 11 2023


Grande Prémio Vicente Pinto Abreu
Para melhor filme da Competição Internacional

A LOS LIBROS Y A LAS MUJERES CANTO
MARÍA ELORZA

O júri da Competição Internacional atribui o grande prémio à surpresa mais agradável da competição, um filme que parece imediato, organicamente caloroso e cheio de humor que é, ao mesmo tempo, amigável e um pouco sombrio. Aborda o aparentemente elevado tema da bibliofilia com leveza e profundidade, encontrando o espectador na altura dos olhos, sem imposição e totalmente sem pretensão. Obra constantemente inventiva, o filme é uma colagem de alguma forma selvagem e precisa, transitando sem esforço entre diferentes registros históricos – familiar, literário e cinematográfico – que retrata o livro como um objeto sedutor, perigoso, mas sempre próximo do mundo doméstico, rodeado por uma rede feminista de cuidado.

Prémio SPAutores – Cinema Falado
Para melhor filme da Competição Cinema Falado


LUCEFECE: WHERE THERE IS NO VISION, THE PEOPLE WILL PERISH
RICARDO LEITE

E o prémio vai, por unanimidade, para LUCEFECE de Ricardo Leite pela extraordinária originalidade na sua viagem introspectiva que vai além, atrás, acima dele. Ficámos muito entusiasmados com a materialidade química, quase alquímica, física do próprio filme. E muito emocionados com o que ele entrega generosamente através de imagens poderosas feitas à mão.

Menção Honrosa Competição Cinema Falado 

2720
BASIL DA CUNHA

A menção honrosa vai para 2720 de Basil Da Cunha pelo seu sentido de ritmo, pela sua especial e profunda ligação à comunidade de pessoas que retrata neste labirinto de obras repletas de tensões sociais e cinematográficas.

Prémio Transmission
Para melhor filme da secção Transmission, excepto quando assinalado


SIETE JERELES
GONZALO GARCÍA PELAYO, PEDRO G. ROMERO

Siete Jereles é um precioso documento de uma cultura funda e genuína que vive de um olhar tão íntimo e próximo como desafiante e original, que pulsa com uma montagem imaginativa e que nunca esquece o propósito de ilustrar a arte de uma gente orgulhosa, com um saber único. Ver este filme é realmente viajar ao encontro de um património imaterial que o mundo precisa de conhecer.

Prémio Cinema Novo CANAL180
Para melhor filme da Competição Cinema Novo


RUBAB
MARTA VAZ

O júri da competição Cinema Novo decidiu, por unanimidade, premiar a frontalidade do olhar e o domínio formal das técnicas documentais presentes no filme Rubab de Marta Vaz.

Prémio Teenage ​
Para melhor filme escolhido entre as várias secções do programa, a eleger por um grupo de alunos do ensino secundário, oriundos de várias escolas do Porto.

GIRLS' STORIES
AGA BORZYM

Pela forma como este filme retrata algo de aparentemente banal, mas transforma-o em algo especial; por ser um filme que toca o coração de todas as pessoas que passaram por esta fase da vida ou mostrar aos outros o quão especial é a fase teenager de raparigas; e pela evolução subtil que mostra o tempo rápido e despercebido que as meninas protagonistas passam, o júri escolheu Girl’s Stories de Aga Borzym como vencedor do Prémio Júri Teenage desta edição do festival Porto/Post/Doc.


Prémio Arché by Companhia das Culturas/Fundação Pereira Monteiro
Para melhor projecto apresentado na oficina Arché.

Residência Artística na Companhia das Culturas Artist

BOCAÍNA
PEDRO GONÇALVES RIBEIRO

O Júri Arche de 2023 tem o prazer de premiar um projeto que demonstrou uma promessa única e real em termos de ideias, compreensão e proximidade com o seu tema, relevância para a forma atual de pensamento sistémico mundial e a importância da linguagem e conceituação ancestrais. Este projeto está preparado para aproveitar o tempo concedido pelo prémio e estamos ansiosos pelo seu produto final. Consequentemente, o prémio Arché do Júri vai para Bocaina. Afinal, dirigido por Pedro Gonçalves Ribeiro.

Prémio Working Class Heroes – Filmaporto
Para melhor projeto apresentado no âmbito da bolsa Working Class Heroes. 

CAPE OF THE WORLD
TOMÁS BALTAZAR

Um projecto que faz a ponte entre tempos e espaços, confrontando as memórias pessoais do realizador com as transformações da cidade do Porto. Através de uma relação mãe-filho e sem fronteiras de formato, o filme navega entre um hospital do centro e uma desolada zona industrial onde vive a família. Um retrato da cidade e um retrato de uma época.


Tags:
Partilhar: Facebook / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →