No arranque do primeiro fim-de-semana de Porto/Post/Doc o festival desce à rua e ocupa o piso térreo da Garagem Passos Manuel para um BLOCK PARTY à boa tradição americana. Este sábado, dia 18 de novembro, entre as 15h00 e as 20h00, há atuações de redoma, Serial e D-One. O acesso à festa é livre.
redoma é uma nova dupla do Porto, assinada por Carolina Viana (cantora e rapper) e por Joana Rodrigues (produtora). Seguindo ambas os seus percursos académicos na música, conhecem-se durante a licenciatura, em 2017, na ESMAE. Ao longo de 2020 e 2021, foram desenvolvendo uma forma única de comunicarem entre si. Esse esforço criativo culminou, em 2022, no lançamento do EP “parte”, um manifesto existencialista caracterizado pela sonoridade rap de ritmo desconstruído e poético. Em 2023 prosseguem na apresentação da sua obra e preparam-se para editar novos temas.
Como produtor dos Mind da Gap, Serial revolucionou a cena Hip Hop nacional. Foi o primeiro a usar o sampling de uma forma estruturada ou a recorrer a equipamento característico do melhor Boom Bap. É, sem dúvida, o produtor mais importante da história do movimento nacional e aquele que nunca falha. Como Dj, mudou a face da cidade, nos anos 90, com a sua residência no mítico Comix Bar e continua a ser um activista maior da cena Rap da Invicta.
D-One inicia a sua carreira musical em 2001 e é hoje um dos mais proeminentes DJs e produtores de música urbana em Portugal. Vem fazendo, literalmente, muito “barulho” pelas principais casas nocturnas do Porto, mas conta também com bastante prestígio noutras zonas do país. No espectro musical que vai do Hip-Hop ao Dancehall e ao R&B, é o Dj mais solicitado da cidade invicta na actualidade, mantendo uma média de cerca de 100 actuações por ano, entre Dj Set’s e concertos.
A festa integra a programação especial que assinala os 50 anos do Hip Hop. A par da mesma, o Porto/Post/Doc criou um programa especial de filmes que revisita a história do género nas suas múltiplas facetas, com exibição de: Style Wars, Stretch and Bobbito: Radio That Changed Lives, Lil Peep. Everybody’s Everything, Nas: Time Is Illmatic, Freestyle: The Art of Rhyme e Não Consegues Criar o Mundo Duas Vezes.
Hip Hop 50: Uma Celebração integra ainda duas conversas: Palavras que transformam com Capicua, Fábio Silva e Rui Miguel Abreu, a ter lugar a dia 22 de novembro no Batalha, e Nó das Antas: por onde anda o Hip Hop portuense, com Ace, Maze, André Carvalho e Ricardo Farinha, agendada para dia 25 de novembro no Batalha.