À semelhança das edições anteriores, este ano o Porto/Post/Doc preparou um conjunto de actividades para profissionais, com o objectivo de potenciar o networking e a troca de ideias e conhecimentos entre os diversos profissionais da indústria cinematográfica.
A 5ª edição da oficina de desenvolvimento Arché, em colaboração com o DocLisboa, conta com quatro participantes com projetos em diferentes fases de produção. Realizadores e produtores têm, aqui, a oportunidade de trabalhar com um tutor para o aprofundamento temático e a reflexão sobre as estratégias a implementar no filme. O programa integra ainda uma sessão de pitching para profissionais de cinema presentes no festival. Este ano, a oficina será tutorada pelo realizador e produtor Sergio Oksman e a apresentação acontece quinta-feira, 25 de novembro, pelas 14h30, no Rivoli. O acesso é livre mas implica reserva de lugar aqui.
Em parceria com a Filmaporto — Film Commission, o festival irá, ainda, promover uma nova edição das Industry Screenings para apresentação de projetos de produtoras e realizadores do Porto e Norte do país. Estas sessões são dirigidas a programadores e profissionais nacionais e internacionais, tendo como objetivo principal incrementar as oportunidades de promoção, distribuição e internacionalização de obras nacionais. Os produtores e realizadores selecionados terão a oportunidade de apresentar as suas obras e realizar encontros com cada um dos programadores presentes. As Industry Screenings acontecem dias 23 e 24 de novembro, no Rivoli, e o acesso é feito apenas por convite. Esta edição, os projetos selecionados são:
Da Insolência ao Natural, de João Pedro Amorim
Lucefece, de Ricardo Leite (Red Desert)
Aos Dezasseis, de Carlos Lobo (Olhar de Ulisses)
Palma, de Mónica Santos (Ukbar Filmes)
Estações da Vida, Vento da Desordem, de Tomás Baltazar (Agente a Norte)
Saturno, de Luís Costa e André Guiomar (Olhar de Ulisses, Cimbalino Filmes)
Juunt Paztaza Entsari, de Inês T. Alves (Oublaum Filmes)
O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves (Bando à Parte)
Ana Morphose, de João Rodrigues (Bando à Parte)
Filmes do Xisto, de Ângela Bismarck, Cassie Davis, Cosmin Nicoara, Francisco Melo de Magalhães, Igor Dimitri, Juliana Julieta, Paulo Carneiro, Pedro Nogueira, Tó Pinheiro (Casa do Xisto)
A Filmaporto — Film Commission tem como objetivo impulsionar o Porto como território de produções cinematográficas, facilitando filmagens através de procedimentos administrativos e financeiros. O trabalho desta instituição passará, assim, por apoiar e financiar os projetos cinematográficos desenvolvidos na cidade e assegurar formação contínua e especializada aos diversos agentes que exercem a sua atividade profissional na cidade do Porto. A apresentação desta entidade acontece quarta-feira, 24 de novembro, às 16h30, na Casa Comum - Reitoria UP. O acesso é livre e aberto ao público.