Arquitetura e Espaço Público no Nono Ciclo do Há Filme na Baixa!

por Porto/Post/Doc / 25 10 2016


Nos dias 15 e 16 de novembro, o Há Filmes na Baixa! regressa ao Passos Manuel para apresentar o seu último ciclo de 2016. Desta vez, durante dois dias, serão projetados cinco filmes portugueses, de produção recente e que se debruçam sobre a arquitetura e o espaço público. O cinema português recente, especialmente no documentário, tem-se preocupado com o espaço público e com a forma como a arquitetura influencia esse espaço. Neste ciclo, apresentam-se filmes, tanto documentais como de ficção, que discutem esses conceitos e apresentam obras de arquitetura e a sua relação com a cidade e quem nela habita. Todos estes filmes foram premiados ou exibidos em festivais nos últimos anos e ambas as sessões contarão com a presença dos realizadores.

No dia 15 de novembro, serão apresentados quatro filmes realizados pelos arquitetos Luís Urbano e Francisco Ferreira. Dois deles foram produzidos no âmbito do projeto “Ruptura Silenciosa” da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. No caso dos documentários de Luís Urbano, procura-se entrever obras tão importantes como a Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, ou o Bloco das Águas Livres, em Lisboa. As ficções de Francisco Ferreira permitem um diálogo entre personagens ficcionais e a arquitetura das cidades. Mais informação aqui.

No dia 16 de novembro, será exibida a versão longa do documentário de Renata Sancho, “Mercado do Bolhão”. É a primeira vez que esta versão é exibida no Porto. O filme observa o dia-a-dia deste local tão importante da vida do Porto nas últimas décadas. É um filme que permite um novo diálogo sobre o futuro do Mercado do Bolhão. Mais informação aqui.

Este é o último ciclo do ano no Há Filmes na Baixa! Cumprimos, ao longo dos últimos meses, nove ciclos, dedicados a outras tantas temáticas e autores. O balanço é muito positivo: várias salas esgotadas e a certeza de que há um novo público de cinema na cidade do Porto. Como culminar desta atividade anual, no final de novembro apresentamos mais uma edição do Porto/Post/Doc, um festival com as tendências mais recentes do cinema contemporâneo.


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →