Projeto Memoirs no Porto/Post/Doc 2016

por Daniel Ribas / 21 10 2016


No Porto/Post/Doc 2016, que se realiza de 26 de novembro a 4 de dezembro, o festival apresentará uma secção especial denominada Memoirs, feita em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. Este centro de investigação tem em curso o projeto Memoirs: Filhos de Império e pós-memórias europeias, com financiamento do European Research Council. O projeto pretende rever o "passado colonial, [projetando e condicionando] o presente: na forma de conceber a relação com o outro, na arquitetura das relações de poder, na persistência de formas de violência, nas dinâmicas através das quais o campo político e cultural procura construir uma reflexão virada para a construção de um futuro que não constitua uma repetição do passado". O objetivo é analisar produtos culturais de jovens artistas europeus que reflitam sobre o passado colonial.

Em conjunto com o Memoirs, o festival irá exibir quatro filmes, de Albertina Carri, Bouchra Khalili, Malek Bensmail e Ana Delgado Martins, assim como apresentar um website e o livro Geometrias da Memória: configurações pós-coloniais, organizado por Margarida Calafate Ribeiro e António Sousa Ribeiro. Haverá também um debate entre Jorge Andrade, Ana Delgado Martins, moderado por António Pinto Ribeiro.

Memoirs acontecerá no primeiro fim-de-semana do festival e projeta também colaborações futuras para a edição de 2017 do Porto/Post/Doc.


Tags: /
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →