Ciclo de João Nicolau no Há Filmes na Baixa!

por Porto/Post/Doc / 28 03 2016


Nos dias 6 e 7 de abril, o Porto/Post/Doc apresenta, através da sua iniciativa Há Filmes na Baixa!, o segundo ciclo de cinema de 2016. Desta vez, será um ciclo dedicado ao cineasta português João Nicolau, intitulado “Da Terra do Nunca: os filmes de João Nicolau”, com a exibição de três curtas-metragens de grande sucesso e a antestreia, no Porto, do seu mais recente filme “John From”. O realizador estará no Porto para apresentar ambas as sessões.

"John From" é a sua segunda longa-metragem, depois de “A Espada e a Rosa” (2010), e já passou por diversos festivais internacionais, sendo mesmo premiado no FICUNAM, já em 2016. O filme é uma história de uma rapariga às voltas com uma paixão por um vizinho do prédio. É o regresso de Nicolau a um universo da imaginação e da adolescência, localizado num bairro de Lisboa, e que é um coming of age terno e divertido.

Esta longa-metragem faz um bom paralelo com as três curtas que serão exibidas – “Rapace” (2006), “Canção de Amor e Saúde” (2009) e “Gambozinos” (2013) – que retratam situações de infância, adolescência ou de jovens adultos importunados com as suas memórias e “problemas” do quotidiano. Nestes filmes, uma porta, uma chave, ou uma festa são portais para um outro mundo, um mundo da imaginação fértil e do sonho.

Para ver a 6 de abril (as curtas) e 7 de abril (“John From”), no Passos Manuel, às 22h00.


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →