As ideias na origem da imagem do Porto/Post/Doc 2015 pelo "Studio Dobra"

por Porto/Post/Doc / 23 11 2015


Pelo segundo ano, o Studio Dobra é o responsável pela imagem do Porto/Post/Doc. Fundado em 2014 por André Cruz e João Guedes, Dobra é um estúdio de design focado na comunicação gráfica. E afinal, de onde vieram as ideias para a imagem 2015 do Porto/Post/Doc? Os “Dobra” explicam: “A formulação do cartaz para a 2ª edição do Porto/Post/Doc começa por ser um desenvolvimento da imagem conseguida em 2014 com o velocista Ben Johnson a cortar a meta dos Olímpicos de Seoul em 1988. A frase "As nossas histórias são reais" funciona como mote para uma reflexão irónica sobre o que é a realidade.

ppdoc2015 web

O cinema documentário caminha cada vez mais para uma zona em que se esbatem os limites do real e da ficção. Sentimos que a conjugação da frase com uma imagem – intencionalmente reveladora de um período ou momento histórico – provocam uma leitura obrigatoriamente diferente da expectável.

Para esta edição, em que o tema Teenage é dominante, sentimos vontade de homenagear ou referenciar um momento ou, talvez, um estado de espírito muito próprio da adolescência. Temos a Honda XL250 onde muitos aprenderam a andar, a roda no ar, o cabelo comprido, bell-bottoms e a velocidade. Tudo isto sob o frame verde flúor desenhado pela frase que, ironicamente nos diz que a ilusão teenage é, afinal, a realidade.

Um festival de roda no ar.”


Tags: /
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →