PortoPostDoc

Duas masterclasses a não perder: Theo Anthony e Erika Balsom

por Porto/Post/Doc / 23 11 2021


A 8ª edição do Porto/Post/Doc apresenta duas masterclasses, de Theo Anthony e Erika Balsom, a convite da Escola das Artes – Universidade Católica Portuguesa. 

A propósito da retrospetiva dedicada ao trabalho de Theo Anthony, o realizador americano partilhará com o público em geral os seus métodos criativos, os seus processos de investigação e, partindo do seu percurso, demonstrará como é possível definir e desenvolver uma voz autoral no universo do cinema documental. A masterclass é de entrada livre e acontece quarta-feira, dia 24 de novembro, às 16h30, no Auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica Portuguesa.  

Já Erika Balsom estará presente no evento para uma masterclass intitulada “Approaching James Benning”, a propósito da sessão de “Ten Skies” de James Benning, integrado no programa Ideias para Adiar o Fim do Mundo. 

Quando James Benning começou a fazer filmes, afirmou sentir-se "como um artesão". De fato, a princípio ele não tinha qualquer formação técnica. Tinha, isso sim, dois diplomas em Matemática, algo que os críticos mencionam quando pretendem destacar o rigor de filmes como Ten Skies e One Way Boogie Woogie. O realizado adora rodagens fortemente marcadas regras - mas não como um fim em si mesmo. A precisão formal do seu cinema nunca foi formalista, é antes uma forma de aguçar o olhar e encontrar liberdade nas restrições. Ao longo de cinquenta anos, o artista filmou crónicas da hegemonia e contra-hegemonia americanas, produzindo uma história não convencional da colonização, da violência racial, do uso das terras e do sentimento de despertença.

Erika Balsom é professora de estudos fílmicos no King’s College, em Londres, é autora de quatro livros, sendo o mais recente, Ten Skies, integralmente dedicado ao filme homónimo de James Benning. Os seus artigos científicos foram publicados em revistas como Screen, Cinema Journal e Grey Room. É também crítica, escrevendo regularmente para a Artforum, 4Columns e CinemaScope.

A masterclass é de entrada livre e acontece sexta-feira, dia 26 de novembro, às 18h30,  no Auditório Ilídio Pinho da Universidade Católica Portuguesa.


Tags: / / /
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →