School Trip - O Serviço Educativo do Porto/Post/Doc

por Porto/Post/Doc / 16 11 2015


Uma das principais missões do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival é promover a literacia visual e a educação pelo cinema. Neste contexto, criamos o Serviço Educativo, intitulado “School Trip”, com o intuito de colmatar uma lacuna ao nível de Programas Educativos de Cinema, e fazer com que o Cinema vá até às escolas e os estudantes às salas de Cinema.

Esta iniciativa tem como principal parceiro a Escola Secundária Artística de Soares dos Reis, onde dinamizamos masterclasses dirigidas por tutores de áreas artísticas relevantes (Carlos Tê - escrita e storytelling, Pedro Flores - realização, Aya Koretzy e Miguel Clara Vasconcelos - realização, Daniel Ribas - escrita e storytelling, Inês d’Orey - fotografia, Tomás Baltazer - edição), articuladas com a produção de 23 curtas metragens documentais sobre realidades e histórias do Porto com os alunos do Curso de Comunicação Audiovisual daquela escola.

Uma destas masterclasses será conduzia pela realizadora Catarina Mourão nos próximos dias 28 e 29 de Novembro.

O programa engloba também visitas de alunos de várias escolas às nossas sessões e, a partir desta edição, um júri composto inteiramente por alunos do ensino secundário, ao todo quatro escolas (Escola Artística Soares dos Reis, Escola Secundária Clara de Resende, Academia Contemporânea do Espectáculo, Escola Artística e Profissional Árvore).

Há ainda uma exposição de fotografia dos alunos intitulada - Auto Retratos de alunos, Projectos sobre o Porto - e que vai estar patente no Maus Hábitos - Espaço de Intervenção Cultural nas datas do Porto/Post/Doc 2015, de 1 a 8 de Dezembro.

Em 2015 desafiamos novamente os alunos da Escola Artística de Soares dos Reis a partilharem connosco as suas visões sobre a cidade do Porto e o seu universo de histórias. O resultado foi uma selecção de curtas metragens documentais realizadas pelos alunos do 12º ano do Curso de Comunicação Audiovisual.  A sessão "School Trip - Teenage" terá uma sessão única, no Domingo 6 de Dezembro, no Grande Auditório do Teatro Municipal Rivoli.

A actual situação das salas de cinema na cidade do Porto e na sua periferia é alarmante: há poucas salas e pouco público. Torna-se então necessário estimular projectos de criação e educação de novas audiências para que principalmente a população escolar (ensino básico, secundário, universitário) frequente as salas de cinema, criando hábitos culturais. Ao contrário do cinema mainstream comum nas salas comerciais das grandes superfícies, é necessário valorizar obras de valor cultural e social, alternativas com potencial educativo e formativo.

 


Tags: / /
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →