PortoPostDoc

O BPI, a Fundação “la Caixa” e o PPD juntos para mostrar histórias reais

por Porto/Post/Doc / 17 11 2020


O BPI e a Fundação “la Caixa” juntam-se, este ano ao Porto/Post/Doc, festival de cinema que terá lugar na Invicta entre os dias 20 e 29 de novembro. Enquanto mecenas do evento, o BPI e a Fundação “la Caixa” apoiam o cinema e a produção cultural nacional, num ano especialmente difícil para agentes, promotores e artistas. Nesta sétima edição o festival portuense volta a propor uma programação abrangente, com mais de 60 filmes, num olhar sobre as histórias reais do cinema contemporâneo e as memórias dos clássicos. Um festival comprometido com os temas fortes da actualidade, mas também com a diversidade de linguagens artísticas e culturais, o desvendar de outras culturas e de novas oportunidades para os mais jovens realizadores.

A acontecer em duplo formato presencial, no Rivoli, Passos Manuel e Planetário do Porto, mas também online, através de uma plataforma de aluguer de filmes, o Porto/Post/Doc compromete-se também com as salas, espaços fundamentais na crescimento cultural do país e pontos de identidade fulcrais à cidade do Porto. 

Dario Oliveira destaca o programa temático, A Cidade do Depois composto por um programa de filmes e uma série que apresentam a cidade, numa viagem cinemática através do século XX. "A cidade enquanto refúgio, o sonho de felicidade e conforto, a cidade dos afectos, o progressivo abandono do espaço urbano e as novas urbanidades nos subúrbios" serão algumas das ideias em debate, adianta. 

A Fundação ”la Caixa” iniciou a sua implantação em Portugal em 2018, consequência da entrada do BPI no CaixaBank. Em 2019, a Fundação destinou 20 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica, mantendo o compromisso de alcançar um investimento de até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os seus programas estiverem implementados e a funcionar em pleno.


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →