Working Class Heroes - Lionel Rogosin no Porto/Post/Doc 2015

por Porto/Post/Doc / 12 11 2015


O cinema independente americano tem alguns heróis. Um deles é Lionel Rogosin, um autodidata que fez alguns dos documentários mais intensos sobre a realidade dos marginalizados dos anos 50 aos 60, do séc. XX.

Ponto de partida de uma colaboração entre o Porto/Post/Doc e os herdeiros do documentarista Lionel Rogosin (1924-2000), figura importante do cinema independente nova-iorquino do pós-II Guerra Mundial, e parte da geração marginal e experimental da qual fizeram parte Shirley Clarke, Jonas Mekas ou Stan Brakhage, vão ser exibidas obras restauradas do realizador. A sua afamada primeira longa-metragem "On the Bowery" (1956) é um desses filmes. Premiado em Veneza e nomeado para Óscar de Melhor Documentário, retrata a vida dos despojados do bairro "The Bowery", nos arredores de Manhattan.

Presente no Porto/Post/Doc vai estar o filho de Rogosin, Michael Rogosin, ele próprio um documentarista que nos traz "o making of" de "On the Bowery" (2009), o documentário "The Perfect Team". Será, ainda, exibido "Come Back, Africa" (1959) sobre a vida durante o Apartheid, durante uma viagem que Lionel Rogosin fez à África do Sul.


Tags: /
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →