HFNB - Sessão de "The Golden Temple" com presença do realizador

por Porto/Post/Doc / 29 10 2015


"The Golden Temple" foi o filme de Outubro do “HÁ FILMES NA BAIXA”. O realizador Enrico Masi esteve presente no cinema Passos Manuel e deixou o contexto para o seu documentário sobre as transformações que Londres sofreu para os jogos olímpicos de 2014.

"HÁ FILMES NA BAIXA!" continua em Novembro, com o vencedor do ano passado do Porto/Post/Doc. No dia 4 vai poder ver-se "Cartas para Max" na Biblioteca Almeida Garret às 17.15h. A sesssão está inserida no IRI – Imagens do Real Imaginado. Em 2012, o cineasta Eric Baudelaire mandou uma carta para a República da Abkázia, pensando que nunca chegaria ao seu destino. Mas a resposta surgiu e levou à troca de correspondência com Maxim Gvinjia, na altura ministro dos negócios estrangeiros de um país que não existe: nunca foi reconhecido pela comunidade internacional. O filme debate questões de identidade, mas também a forma como a complexa geopolítica internacional tem impacto nas vidas diárias dos habitantes daquele país

A 11 de Novembro o "HFNB" regressa ao Cinema Passos Manuel, às 10 da noite, mais cinema documental. "A Pedra Triste" de Filippos Koutsaftis mostra a moderna Elêusis, pequena cidade industrial nos arredores de Atenas que, desde tempos pré-históricos, tem sido associada aos mistérios eleusinos relacionados com o ciclo da vida e que asseguravam aos iniciados esperança e bênção perante a morte. Ali se desenvolveram algumas das maiores indústrias gregas, com consequências catastróficas para o ambiente e para o próprio santuário. Esta cidade, filmada durante dez anos segundo a perspectiva do peregrino, é um lugar sagrado, um monumento e um ponto privilegiado para olhar o mundo exterior à nossa volta, bem como o interior de si mesmo.

 


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →