PortoPostDoc

Cinema, música e oficinas para famílias no Porto/Post/Doc

por Porto/Post/Doc / 22 10 2019


Pelo segundo ano consecutivo, o Porto/Post/Doc volta a organizar sessões especiais de cinema para as famílias. A terem lugar a 23, 24 e 30 de Novembro, pelas 14h30, no Teatro Rivoli, as sessões integram um programa especialmente vocacionado para crianças, adolescentes e jovens que visa promover a literacia visual e fomentar o debate e aprendizagem pela sétima arte. Assim, para os mais novos, o festival programou duas sessões – Mini M/4 e Mini M/6 – em parceria com o Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, o maior festival europeu dedicado ao formato curto, bem como uma sessão com obras de uma das mais interessantes realizadoras infantis da actualidade: Julia Ocker. "Animanimals" reúne uma série de curtas-metragens de animação da reconhecida realizadora alemã, que tem conquistado vários prémios no circuito internacional de festivais. Além da exibição do filme, o festival promove um workshop de iniciação às técnicas de animação e construção de personagens orientado pela cineasta. A participação no workshop Animanimals custa 7 euros (um adulto e uma criança) e garante acesso à sessão homónima. Já o Bilhete Família, apenas para as sessões de cinema, custa 5 euros (dois adultos e duas crianças). 

O programa educativo vocacionado para famílias integra ainda um espectáculo especial, a ter lugar a 24 de Novembro no Grande Auditório do Rivoli. "Recortes de Família" traz ao palco uma colaboração entre a Orquestra de Famílias de Matosinhos e Tânia Dinis que, a partir dos acervos pessoais e das histórias familiares dos membros da orquestra e da própria artista, criou uma apresentação musical e visual que percorre as memórias afectivas de todos os participantes. Os bilhetes para esta sessão também custam 5 euros e dão acesso a dois adultos e duas crianças. A completar o programa pensado para os mais novos, duas exposições ocuparão, em permanência, o foyer do Pequeno Auditório do Rivoli, e realizar-se-á também a oficina "Pés na Terra", orientada por Myriam Szabo e Gabriela Gonçalves.

A par da programação de cinema, o serviço educativo do Porto/Post/Doc realizou, ao longo do ano, diversas actividades em escolas da área metropolitana do Porto, num esforço de programação que pretende fortalecer os vínculos com as comunidades escolares locais. Integradas neste programa estiveram oficinas de ilustração, cinema e cinema de animação orientadas por convidados como Joana Estrela, Pedro Serrazina e Luís Martinho Urbano ou David Doutel.

Ao longo da semana do festival os auditórios do Rivoli acolherão ainda milhares de alunos em sessões escolares pensadas especificamente para as várias faixas etárias (Mini e Teenage), numa acção de promoção conjunta entre o festival, a Câmara Municipal do Porto e as instituições de ensino da região. As inscrições para o programa escolar do Porto/Post/Doc já estão abertas e podem ser preenchidas aqui: Mini e Teenage.

O Porto/Post/Doc contará ainda com um júri Teenage, composto por cerca de 9 alunos de diferentes escolas secundárias da cidade, que será responsável pela atribuição de um dos prémios do festival. Sob a tutoria de um realizador português, os alunos assistirão, durante a semana do festival, a seis filmes transversais ao programa para, a partir daí, deliberam um vencedor.


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →