PortoPostDoc

"Painéis do Porto", primeiro filme de António Reis, integra retrospectiva

por Porto/Post/Doc / 27 10 2018


O filme "Painéis do Porto", de António Reis e César Guerra Leal, junta-se à retrospectiva integral dedicada à obra do realizador português e de Margarida Cordeiro. Rodada em 1963 e com cerca de 16 minutos, esta curta-metragem é o primeiro filme realizado por António Reis e uma raridade da cinematografia nacional. A exibição em sala no Porto/Post/Doc será, portanto, uma oportunidade única para conhecer este filme. "Painéis do Porto" é um documentário sobre a cidade e os seus azulejos, tão bem conhecidos por Reis, nascido em Valadares, Vila Nova de Gaia.

Simultaneamente poética e política, realista e lírica, etnográfica e expressiva, a obra de António Reis e Margarida Cordeiro tem um lugar absolutamente singular na história do cinema português, levantando várias problemáticas como a temporalidade, a memória colectiva, a paisagem e o território. No Porto serão ainda exibidos: "Jaime" (1974), "Trás-os-Montes" (1976), "Ana" (1985) e "Rosa de Areia" (1989), num programa que reafirma a importância do seu trabalho no contexto de um país entregue à ditadura e questiona a forma como o seu trabalho viria a influenciar aquilo que é, hoje, o cinema português. Esta retrospectiva é realizada em parceria com a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.

Dedicado ao tema Ficções do Real, o seminário Fórum do Real incluirá ainda um painel exclusivamente dedicado à obra da dupla de cineastas. "Rever Reis e Cordeiro". Nesta edição, o fórum propõe um debate em torno dos cruzamentos entre os registos da ficção e do documental.

A quinta edição do festival portuense dedicado ao cinema do real acontece entre 24 de Novembro e 2 de Dezembro, voltando a ocupar Teatro Municipal do Porto – Rivoli, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Maus Hábitos e Escola das Artes - UCP.

A edição de 2018 do Porto/Post/Doc conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual – Ministério da Cultura, da CVRVV - Vinho Verde, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Acción Cultural Española - AC/E, da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e da ArtWorks.

 


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →