Portugal e Porto/Post/Doc em peso na Berlinale

por Porto/Post/Doc / 19 02 2018


O documentário "Taste of Cement", vencedor do prémio Biberstein Gusmão (melhor realizador emergente) do Porto/Post/Doc 2017, integra o programa LOLA da Berlinale. O Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale, que decorre até 25 de fevereiro, é um dos eventos cinematográficos mais importantes a nível mundial.

O filme de Ziad Kalthoum, que retrata o dia-a-dia dos refugiados sírios na construção civil em Beirute, será exibido no âmbito do LOLA at Berlinale, um projeto conjunto da Berlinale, da Deutsche Filmakademie e da German Films (entidade responsável pela promoção de filmes alemães). Esta secção apresenta os filmes nomeados para os Prémios do Cinema Alemão (aka LOLA) da Deutsche Filmakademie.

Além de Kalthoum, vários realizadores que passaram pelo Porto/Post/Doc apresentam novos trabalhos no festival de Berlim: Sergei Loznitsa, com "Den' Pobedy (Victory Day)", Evangelia Kranioti, com "Obscuro Barroco", Lav Diaz, com "Ang Panahon ng Halimaw (Season of the Devil)" e ainda Göran Hugo Olsson, com "That Summer".

André Santos e Marco Leão também voaram do Porto para Berlim. Após uma retrospetiva integral na última edição do Porto/Post/Doc, a primeira longa-metragem da dupla, "Na Floresta" (título provisório), foi selecionada para o Project Labs da Berlinale Talents que apoia o desenvolvimento de filmes em construção. 

Mas a presença portuguesa na 68ª edição da Berlinale não se esgota por aqui. Três curtas-metragens competem pela conquista de um terceiro Urso de Ouro consecutivo para o cinema nacional: os repetentes João Salaviza e João Viana apresentam "Russa" (com Ricardo Alves Jr.) e "Madness", respetivamente, e David Pinheiro Vicente, jovem realizador de 21 anos, leva a concurso "Onde o Verão Vai (episódios da juventude)". 

As longas-metragens “A Árvore”, de André Gil Mata, "Our Madness", de João Viana e "Mariphasa", de Sandro Aguilar, serão exibidas no Fórum. Por fim, no que toca aos painéis de jurado, o realizador Diogo Costa Amarante (vencedor do Urso de Ouro em 2017) integra o júri da competição Berlinale Shorts e a programadora Cíntia Gil fará parte do júri de documentário.

A equipa do Porto/Post/Doc estará presente no Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale, a decorrer entre 15 e 25 de fevereiro.


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →