Histórias de Famílias: ciclo de setembro no Há Filmes na Baixa!

por Porto/Post/Doc / 06 09 2017


Depois da pausa de agosto, o Porto/Post/Doc regressa para um ciclo de cinema em setembro, sob o lema da família. Serão exibidos cinco filmes ao longo de dois dias, com diferentes abordagens à família e à forma como o cinema pode inventar novos vínculos de afeto. A primeira sessão será dedicada ao cineasta brasileiro radicado em Espanha, Sergio Oksman, que o Porto/Post/Doc já exibiu numa das suas edições anteriores. Na segunda, serão projetadas três curtas-metragens portuguesas estreadas recentemente com sucesso em diferentes festivais.

No dia 27 de setembro, o Há Filmes na Baixa! apresenta uma sessão dedicada a Sergio Oksman, realizador que tem obtido grande notoriedade com os seus dois últimos filmes: A Story for the Modlins e O Futebol. No caso do primeiro filme, uma curta, trata-se de um dos mais conseguidos documentários fake dos últimos anos. É uma história da família Modlin e sua ascensão e queda, a partir de factos improváveis descobertos numa série de objetos encontrados na rua. O filme participou em muitos festivais internacionais depois da sua estreia em Kralovy Vary, tendo recebido vários prémios (entre os quais, em Clermont-Ferrand e no Curtas Vila do Conde). O Futebol é o seu mais recente filme, um documentário em que Oksman volta ao Brasil para ver o Mundial de Futebol com o seu pai. É uma história de descoberta entre duas pessoas que quase nunca se tinham visto. O filme fez parte do Porto/Post/Doc 2015 depois da sua estreia no Festival de Locarno. A exibição de O Futebol faz parte da parceria do Há Filmes na Baixa! com a iniciativa 4.doc do DocLisboa.

A 28 de setembro, apresentamos três curtas-metragens portuguesas muito recentes. A iniciar a sessão, O Homem Eterno, uma comovente história de Luís Costa a partir de imagens recolhidas pelo seu pai (o filme teve estreia nacional no último Curtas Vila do Conde). De seguida, Altas Cidades de Ossadas, o mais recente filme de João Salaviza, que estreou no Festival de Berlim e tem passado por diversos festivais internacionais. A curta é protagonizada pelo Karlon, pioneiro do rap crioulo, aqui à procura das suas memórias de bairro. Finalmente, a sessão termina com O Homem de Trás-os-Montes, de Miguel Moraes Cabral, uma ficção sobre uma equipa de rodagem de um filme em Trás-os-Montes e o seu encontro com um homem misterioso. O filme estreou no IndieLisboa e foi exibido no último Festival de Locarno.

Em 2017, continuaremos a propor ciclos de cinema, ao ritmo mensal, proporcionando hipóteses de descoberta de cinematografias menos conhecidas ou de filmes que merecem uma nova visibilidade. Estes ciclos, que terão uma coerência temática, irão prolongar a atividade do Porto/Post/Doc, o festival que decorre no final de novembro.

 

Ciclo #06: Histórias de Famílias, setembro 2017
Cinema Passos Manuel, 22:00

27 de setembro
A Story for the Modlins, Sergio Oksman
2012, ESP, 25’, M12
+
O Futebol, Sergio Oksman
2015, ESP, 75’, M12

28 de setembro
O Homem Eterno, Luís Costa
2017, PRT, 15’, M12
+
Altas Cidades de Ossadas, João Salaviza
2017, PRT, 19’, M12
+
O Homem de Trás-os-Montes, Miguel Moraes Cabral
2017, PRT, 29’, M12


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →