School Trip: Porto/Post/Doc na Escola Artística Soares dos Reis

por Porto/Post/Doc / 15 02 2017


O School Trip, projeto educativo do Porto/Post/Doc, foi criado em 2014 com o objetivo de criar novos públicos e educar para e pelo cinema. A escassez de público nas salas de cinema nos cinemas da cidade e a lacuna de projetos pedagógicos dentro desta área foram as razões pelo qual assumimos este compromisso e criamos iniciativas que envolvem os jovens e estimulam a cinefilia nas gerações mais novas. 

A Escola Artística Soares dos Reis, em particular o Departamento de Comunicação Audiovisual, tem sido um parceiro privilegiado do projeto desde o seu início, onde dinamizámos masterclasses com tutores de áreas artísticas relevantes, articuladas com a produção de curtas-metragens sobre realidades e histórias do Porto. Os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com tutores como os realizadores Gabe Klinger, Pedro Flores, Pedro Neves e Aya Koretzky, a música Capicua, o letrista Carlos Tê e os fotógrafos André Cepeda e Inês d’Orey, entre outros. 

Durante o primeiro semestre de 2017, decorre a quarta edição desta parceria que estará concluída em junho, altura em que as curtas-metragens são apresentadas. Em fevereiro, decorreram duas novas sessões, Técnicas de Escrita e Storytelling com Jorge Palinhos, escritor, dramaturgo e professor, e Cinema de Animação com Mónica Santos, realizadora do filme Amélia e Duarte. Além de falarem sobre o seu trabalho, conversaram com os alunos sobre os projetos individuais a serem realizados. Em março, regressamos à escola com as masterclasses de Realização com André Valentim Almeida, Fotografia com Carlos Lobo e, para concluir a fase de tutoria, Edição, com Tomás Baltazar, em maio.


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →