Memoirs

por António Sousa Ribeiro e Margarida Calafate Ribeiro / 20 11 2016


O programa Memoirs é uma coprodução do festival com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. As sessões que compõe este programa, assim como o debate e lançamento do livro podem ser consultados nesta página.

Pensar a Europa pós-colonial implica perceber que aquilo que mais a definiu como Europa foi a vocação imperial – nas suas várias declinações – e que, consequentemente, a descolonização não foi apenas um movimento a Sul e que atingiu os países descolonizados. Foi também um movimento que atingiu e atinge radicalmente o continente colonizador que foi a Europa e que precisa de ser descolonizado, ou seja, precisa de reler o passado e a linguagem imperial e inequívoca em que foi narrado para melhor compreender o presente e pensar o futuro num tempo equivocamente designado de guerra de civilizações. Um processo onde a Europa aprenda a vencer a sua condição de múltiplas nações pós imperiais e a descolonizar-se das suas ex-colónias, o que marca uma brusca inversão de paradigmas históricos, produzindo outras narrativas continentais e criando de facto, assim, e só assim, uma verdadeira hipótese de comunidade.

Memoirs estuda a diversidade da Europa contemporânea, olhando para o impacto das memórias coloniais e dos processos de descolonização e independências africanas das ex-colónias nas gerações seguintes, aqueles para quem tudo isto seria já história, mas que, muitas vezes, pela densidade da dimensão de cruzamento das suas memórias de família com as memórias públicas, é também pós-memória. Aqueles que cresceram, foram marcados e influenciados por esses processos históricos e os reconhecem ou interrogam nos gestos políticos que se prolongam, nas palavras pronunciadas, em narrativas e ações ou ainda nas representações que eles próprios criam. Memoirs interroga a geometria e a geopolítica das memórias europeias exigindo-nos uma Europa e uma democracia com memória.


Tags: /
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →