PortoPostDoc

"Los Saldos", de Raúl Murillo, vence Arché

por Porto/Post/Doc / 05 12 2020


"Los Saldos" de Raúl Capdevila Murillo, produzido pela Acariño Films (Espanha), vence o Prémio Companhia das Culturas/ Fundação Pereira Monteiro na 4ª edição do Arché no Porto/Post/Doc. 

filme acompanha José Ramón Capdevila, o último de três gerações de agricultores e criadores de gado na aldeia de Binéfar, em Espanha, que, devido à construção de um matadouro industrial, vive a sua particular “febre do ouro”. Inesperadamente, José recebe a notícia de que o seu filho Raúl vai voltar a casa por não encontrar trabalho em Barcelona, para onde havia migrado. O projecto está actualmente nas últimas rodagens e a iniciar a fase de montagem.

O Prémio Companhia das Culturas/ Fundação Pereira Monteiro consiste numa residência artística de duas semanas no espaço Companhia das Culturas, em Castro Marim, durante o ano de 2021. Do júri fizeram parte Víctor Ribeiro, programador de cinema na Casa das Artes de Famalicão, Vanja Munjin Paiva, investigadora, crítica e programadora chilena no FICValdivia, e Maria do Carmo Piçarra, professora na Universidade Autónoma de Lisboa e investigadora do ICNOVA.

Além de Raúl Capdevila e o produtor Andrés Sanjurjo (Acariño Films), participaram no Arché Pavel Tavares, realizador brasileiro a residir em Lisboa, com o projecto "Diário de um Crime", actualmente em rodagem e escrita; Amanda Devulsky, realizadora de Brasília, com o projecto em montagem "Vermelho Bruto", produzido por Pedro B. Garcia (Casadearroz Filmes); e Leandro Listorti e Paula Zyngierman, com "Herbaria" uma produção da Maravillacine (Paula Zyngierman e Leandro Listorti, Argentina) e co-produzido pela Welt Film (Alemanha), e também na sua última fase de rodagem e a montagem.

O Arché no contexto do festival Porto/Post/Doc teve a sua 4ª edição de forma online, de 23 a 28 de Novembro. Os quatro realizadores e seus produtores trabalharam no desenvolvimento dos seus projectos na oficina de desenvolvimento tutorada por Diana Toucedo, realizadora e montadora espanhola, de forma colectiva e colaborativa, culminando numa sessão de apresentação dos projectos online para profissionais do cinema.


Tags:
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →