PortoPostDoc

A América em destaque

por Porto/Post/Doc / 26 10 2020


Num ano em que o mundo está com os olhos postos nos Estados Unidos, o festival apresenta, em estreia nacional, dois filmes que propõem uma reflexão em torno da história recente norte-americana na secção Highlights. 

Assim, a 20 de Novembro, às 19h, na cerimónia de abertura, o Porto/Post/Doc irá exibir David Byrne’s American Utopia, realizado por Spike Lee. O filme apresenta o espectáculo homónimo ao vivo, que foi apresentado pelo antigo vocalista dos Talking Heads na Broadway no início deste ano. Na performance ao vivo, o músico interpreta o álbum American Utopia apresentando algumas modificações e variações aos temas e imprimindo ao concerto uma inspiração política. A exibição de David Byrne’s American Utopia repete-se no dia 27 de Novembro, às 14h30.

Já na cerimónia de encerramento, também a 27 de Novembro, às 19h, o festival exibirá MLK/FBI, documentário realizado por Sam Pollard e um filme extremamente relevante do ponto de vista histórico. MLK/FBI executa a tarefa vital de analisar a campanha implacável de vigilância e assédio que J. Edgar Hoover promoveu contra Martin Luther King, Jr.. Hoje Martin Luther King é celebrado por vários espectros políticos como um herói moral mas não será em vão recordar os anos em que os agentes dos EUA o tratavam como vilão. Inspirado no trabalho do historiador David Garrow, o filme utiliza ficheiros recentemente libertados para estudar as motivações e os métodos do FBI nessa campanha. Nos anos 50 e 60, quando a comunidade negra se começou a mobilizar para combater a discriminação racial, Hoover viu o movimento como uma conspiração comunista. Em vez de apoiar a igualdade, o FBI procurou minar o King através de escutas telefónicas e chantagem, numa fase que o antigo director do FBI, James Comey, considerou "a parte mais negra da história do FBI".


Tags: /
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →