PortoPostDoc

“Lá Fora as Laranjas Estão a Nascer” premiado em Melbourne

por Porto/Post/Doc / 28 08 2020


A curta-metragem “Lá Fora as Laranjas Estão a Nascer”, de Nevena Desivojević, projecto vencedor da edição de 2017 do laboratório Arché, realizado no Porto/Post/Doc, conquistou o prémio de Melhor Cinematografia no Festival Internacional de Cinema de Melbourne. Este festival, que se realiza desde 1952, contou este mês de Agosto com a sua 68½ª edição.

“Lá Fora as Laranjas Estão a Nascer”, uma co-produção entre o sérvio Black Rooster Studio e a portuguesa Terratreme Filmes, venceu o prémio Blackmagic Design, atribuído na categoria de Melhor Cinematografia em curtas-metragens.

O laboratório Arché é uma parceria desenvolvida pelo DocLisboa e pelo Porto/Post/Doc dedicada ao desenvolvimento de projectos fílmicos em várias fases de produção. Ao longo dos dias do festival Porto/Post/Doc, um tutor convidado acompanha os projectos dos participantes que, por fim, são apresentados numa sessão dirigida aos profissionais presentes no festival. O objectivo desta oficina é dar ferramentas para o aprofundamento temático e reflexão sobre as estratégias a implementar nos projetos em fase de escrita e desenvolvimento. Este trabalho laboratorial funciona de forma colectiva, numa partilha de experiências entre os diversos participantes.

Segundo Nevena Desivojević, citada no comunicado emitido pela Agência da Curta Metragem, “a história do filme inspira-se num artigo de jornal sobre uma aldeia escondida nas montanhas portuguesas, onde alguém, entre os habitantes, rouba os vizinhos” que levou a realizadora à aldeia transmontana de Vila Chã, onde conheceu Francisco, “o mais jovem aldeão, que, por recusar adaptar-se a este meio tradicional, é marginalizado”.

“Lá Fora as Laranjas Estão a Nascer” estreou em Portugal na edição de 2019 do DocLisboa, foi exibido no último Porto/Post/Doc e conta já com várias presenças em festivais internacionais de cinema.


Tags: /
Partilhar: Facebook / Google+ / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →